O Ensino de solo na Geografia a partir da prática em campo

Autores

  • Jean Dalmo Marques IFAM
  • Juvenal Severino Botelho IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.986

Palavras-chave:

Solo, Ensino-aprendizagem, Prática de campo

Resumo

O objetivo do presente estudo foi desenvolver o ensino de origem, formação, ocupação, erosão e preservação do solo na geografia a partir de práticas de campo, observando suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem a partir das experiências vivenciadas. A pesquisa foi do tipo qualitativa e desenvolvida a partir da realização de atividades interventivas caracterizadas por aulas expositivas dialogadas e atividades práticas de campo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários, roteiros norteadores e avaliações realizadas ao longo da trajetória da pesquisa. As práticas em campo de caráter investigativo, exploratório e interdisciplinar possibilitaram o ensino de origem, formação, ocupação, erosão e preservação do solo de forma prática, em campo, permitindo aos estudantes compreenderem os processos, transformações e interações que regem essas temáticas, impossíveis de serem compreendidas apenas em sala de aula. Os professores precisam conduzir o ensino a partir de um processo dinâmico e não isolado em conceitos específicos da ciência do solo, mas contextualizado com a paisagem e com os fatores e processos atuantes.

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Publicado

04-06-2020

Como Citar

MARQUES, J. D.; JUVENAL SEVERINO BOTELHO. O Ensino de solo na Geografia a partir da prática em campo. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e98620, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.986. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/986. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-02-04
Accepted 2020-04-22
Published 2020-06-04