Lançamento da Edição Especial “Educação, Ensino e suas Tecnologias”

14-11-2018

        No dia 14 de novembro de 2018, foi lançada a Edição Especial da Educitec – Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, com eixo temático: “Educação, Ensino e suas Tecnologias”. Ao todo, 42 artigos foram aceitos para compor a 8º edição da revista, divididos em três linhas de pesquisa, sendo elas:

 

  1. Desenvolvimento de Produtos Educacionais;
  2. Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional e Tecnológica;
  3. Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico.

 

        Durante o fluxo editorial, foram recebidos trabalhos de 88 institutos em todas as regiões do Brasil, além de instituições da Venezuela e do Paraguai, mas também de autor de origem Portuguesa. O IFAM foi a instituição com o maior número de submissões. Por estado, o Rio Grande do Sul que mais enviou artigos.

 

        Das 198 submissões, 120 foram aprovadas após a avaliação quanto a sua aderência à linha editorial e aos critérios do Edital. Após essa etapa, 39 artigos foram rejeitados por não atenderem aos critérios exigidos pela revista e 3 foram arquivados. Para esta edição de Novembro de 2018, 42 artigos foram aceitos para publicação.

 

        A autora Marcia Gorette da Silva, da UFRN, aponta que o que incentivou ela e os coautores do seu artigo a divulgarem a sua pesquisa na Revista Educitec, em particular na Edição Especial, foi o fato da Educitec “ser um veículo destinado a divulgação de estudos desenvolvidos, entre outros, no âmbito de mestrados profissionais”, além de ser um meio de “reconhecimento da expertise do trabalho desenvolvido nos IFs, o que significa valorizar as instituições públicas que se dirigem a divulgar a produção científica de forma democrática e gratuita”. Ao encontro dessas ideias, a autora Magali Pessini, do IFRS, acrescenta que a divulgação de sua pesquisa na Educitec é uma “forma de contribuir nos debates a cerca da gestão e das práticas educativas da educação cientifica, técnica e tecnológica”.

 

        A fase de avaliação contou com o apoio de 87 pareceristas, filiados a 57 diferentes instituições, sendo uma de Portugal.

 

        Quanto a importância da publicação de pesquisas em revista científicas, em especial para o acadêmico de programas stricto sensu, o revisor, Prof. Dr. Glaydson de Oliveira, da UFERSA, diz que é  inquestionável o fato de que as pesquisas científicas ocupam uma importante posição no cenário global, pois é através das atividades de pesquisas que é possível construir ou erguer uma sociedade. “Muitas pesquisas que são realizadas na academia refletem diretamente ou indiretamente no desenvolvimento social e econômico de uma nação, seja a curto ou longo prazo. Portanto, o conhecimento construído deve ser compartilhado. E, um importante meio de divulgação são as revistas científicas”. Ademais, esse compartilhamento deve ter especialmente um caráter formativo, não apenas informativo, visto que o foco não é só o aumento do número de páginas de um currículo, mas a contribuição cientifica e tecnológica. “É preciso publicar para possibilitar:  troca de ideias entre pesquisadores, difusão do conhecimento científico e tecnológico, execução ou aperfeiçoamento de uma ideia”.

 

        Já a revisora, Profa. Dra. Renata Camacho, da UNIOESTE,  ressalta que “publicar nem sempre é algo simples e fácil, exige dedicação, persistência e comprometimento, por isso, o acadêmico de programas stricto sensu  deve adquirir esta prática desde cedo. Ao publicar um artigo temos a oportunidade de mostrar à comunidade acadêmica e aos interessados pelo tema, as descobertas e avanços promovidos por nossa pesquisa,  é também uma oportunidade de prestar contas ao país do trabalho realizado ao longo do mestrado e/ou doutorado” e encoraja, principalmente aos pós graduandos “a publicar, a divulgar e interagir com a comunidade desde o inicio da pós graduação por meios de suas publicações”.

 

        Devido ao grande número de submissões, tem-se que 36 artigos continuam em avaliação, com possível publicação em uma segunda edição a ser lançada em Março de 2019. A editora da edição, Dra. Izabel de Paula, aponta que “como promotora de leitura, foi uma grande responsabilidade gerir e ajudar a selecionar os artigos que compõe essa Edição Especial, visto a quantidade de trabalhos submetidos. Afirmo que buscamos cumprir os critérios do edital de chamada, para garantir a difusão do conhecimento com qualidade e acredito que os artigos selecionados representam com maestria diversos campos de conhecimento do ensino tecnológico”.

 

        Por fim, o Prof. Dr. Amarildo Gonzaga, Diretor de Pesquisa e Pós-graduação do IFAM Campus Manaus Centro, convida toda comunidade acadêmica para levar a cabo a leitura desse acervo literário singular e com contribuições significativas para uma boa formação, considerando os desafios enfrentados na atual conjuntura. “Vale a pena debruçar-se para esse exercício acadêmico ímpar”.

 

        Para mais informações acesse o Press Kit, disponível em: <https://goo.gl/LVFcSu>.