Elaboração de projetos formativos por meio da metodologia da aprendizagem baseada em projetos
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1064Palabras clave:
Formação continuada, Aprendizagem baseada em projetos, Projeto formativo para professoresResumen
Processos formativos, condizentes com as reais necessidades dos professores, vêm se tornando uma exigência nas instituições responsáveis pela formação continuada destes profissionais. Neste estudo, partimos da necessidade de 08 (oito) professores que atuam como Coordenadores de Projetos Formativos de Professores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com o objetivo de elaborar projetos formativos por meio da metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), utilizando como estratégia uma oficina formativa, em vista da necessidade de resolução de problemas reais e autênticos relativos à formação continuada daqueles professores. A oficina foi realizada em 03 (três) dias alternados, com carga horária de 24 (vinte e quatro) horas, a partir da implementação de 06 (seis) roteiros de ensino-aprendizagem, com carga horária de 04 (quatro) horas cada. Ao final da oficina, obtivemos um plano formativo, denominado “Projetos de Formação de Formadores”, com a proposta de 05 (cinco) projetos com temáticas que focam nas necessidades dos participantes, a saber: 1) Habilidades socioemocionais do professor formador; 2) Gestão, liderança e dinâmica de grupo na formação do professor formador; 3) Autoformação e gestão de tempo: o professor formador e sua constituição na dimensão reflexiva; 4) Elaboração técnica de instrumentos diagnósticos e avaliativos; e 5) Metodologias ativas: tendências e inovações no ensino. Os resultados mostraram a efetividade da metodologia da ABP para a elaboração de projetos formativos, considerando a resolução de problemas reais e autênticos relativos à formação continuada de professores.
Descargas
Métricas
Citas
BENDER, Willian. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre. Penso, 2014.
IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez. 2011.
MANAUS. Regimento Interno da Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Diário Oficial do Município, Decreto nº 2.682, de 26 de dezembro de 2013. Disponível em: file:///C:/Users/UsuarioLocal/Downloads/DOM%203319%2026. 12.2013%20CAD%201.pdf. Acesso em: 24 ago. 2019.
MARKHAM, Thom; LARMER, John; RAVITZ, Jason. (org.). Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Porto Alegre: Artmed. 2. ed. 2008.
SPINK, Mary Jane; MENEGON, Vera Mincoff; MEDRADO, Benedito. Oficinas como estratégia de pesquisa: articulações teórico-metodológicas e aplicações ético-políticas. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte/MG, número 26(1), p. 32-43. Ano 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/psoc/v26n1/05.pdf. Acesso em: 03 ago. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2020-05-29
Publicado 2020-06-04