Aula de campo como instrumento da educação ambiental

uma prática na educação profissional a partir de um guia didático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1883

Palavras-chave:

Espaço não formal, Sustentabilidade, Curso técnico

Resumo

A aula de campo busca aprimorar o conhecimento dos estudantes em diferentes processos de formação, permitindo que tenham contato de forma concreta ao que muitos estudantes só possuem acesso por meio de aulas teóricas. Trazer a abordagem da educação ambiental para a sala de aula possibilita debates e reflexões para que este conhecimento contribua para a mudança de comportamento dos indivíduos com o meio ambiente. Partindo dessas premissas, o presente estudo tem por objetivo verificar a percepção dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Informática, diante da realização de uma aula de campo, orientado por meio de um guia didático, com a temática “Dia de Pescador”, em espaço não formal. A atividade foi composta por etapas pré-campo, campo e pós-campo, nas quais os dados foram coletados por meio de observação e por aplicação de entrevistas. Por meio da intervenção foi possível verificar que a atividade da aula de campo possibilita a construção de um ambiente de aprendizagem com uma interatividade, motivação e participação ampliada, permitindo o protagonismo estudantil, modificando ideias e formas de ensino engessados.

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Biografia do Autor

Marcos Antônio Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Teologia pelo Centro Pastoral de Ciências Religiosas e em Direito (UERN), com especialização em Segurança Pública e Cidadania e em Direito Penal, e mestre em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT – IFRN). Atualmente é auxiliar técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte e professor da Prefeitura Municipal de Baraúna.

Ana Paula Dantas Ferreira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Direito (UFRN), especialista em Tecnologias Educacionais e Educação a distância (IFRN) e Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT – IFRN). Atualmente trabalha como assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Caicó.

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Publicado

07-01-2022

Como Citar

FERREIRA, M. A.; FERREIRA, A. P. D.; NETO, L. G. de M. Aula de campo como instrumento da educação ambiental: uma prática na educação profissional a partir de um guia didático. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e188322, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1883. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1883. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ensino e Educação Profissional
Received 2021-11-01
Accepted 2021-12-20
Published 2022-01-07