O ensino de Biologia na perspectiva da inovação

reflexões e proposições para os anos finais da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1053

Palavras-chave:

Educação básica, Técnicas de ensino-aprendizagem, Biologia

Resumo

O ensino médio tem se tornado objeto de investigação, em virtude das transformações sociais atuais no que tange à inovação e tecnologia. Este artigo defende a importância de uma didática que atenda às necessidades dos jovens estudantes nesse contexto, e mais especificamente, na disciplina de Biologia, tendo em vista que muitos professores ainda sentem dificuldades em realizar aulas práticas e dinâmicas, justificadas pela infraestrutura inadequada e falta de recursos didáticos. Com este propósito, foi realizada uma pesquisa teórica e documental, no intuito de analisar diferentes técnicas de ensino, identificar experiências didáticas exitosas, especialmente àquelas desenvolvidas na região norte do Brasil, e selecionar as consideradas mais pertinentes para o desenvolvimento do aluno na referida disciplina. Alguns fatores foram discutidos como: a importância da relação professor/aluno para o processo de construção dos novos conhecimentos, a relevância da contextualização do conteúdo e a aprendizagem significativa, a partir da valorização do conhecimento prévio. O artigo apresenta como proposição didática, trabalhar utilizando espaços não formais, experimentos simples, mapas conceituais e tecnologias digitais. Neste sentido, a disciplina de Biologia, assim como as outras áreas, precisa atender à formação integral do aluno nos anos finais da educação básica, preparando-o para atuar de forma autônoma em seus diferentes papéis sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bruna Siqueira Souza Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Norte do Paraná (2017) e Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (2019).

Vera Lucia Lopes Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Professora formada em Magistério. Possui graduação em Letras/Literatura pela Universidade Federal de Rondônia (2006). Possui três especializações, sendo em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UNESC), Linguística e Literatura ( FAEMA) e Metodologia e Didática do Ensino de Língua Portuguesa. Mestra em Educação Escolar pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Escolar na Fundação Universidade Federal de Rondônia. Líder do Grupo de Pesquisa Ação em Educação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Literários. Experiência com a docência desde 1999, trabalhou desde alfabetização ao ensino médio. Possui experiência em formação continuada de professores da Educação Básica. Atuou como supervisora e diretora pedagógica do ensino fundamental, coordenadora adjunta do PRONATEC e orientadora de iniciação científica. Atualmente exerce o cargo de Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da disciplina de Língua Portuguesa. Exerce a função de Coordenadora do Curso Agroecologia integrado ao ensino médio. Atua como membro do Conselho Escolar e Presidente da Comissão de Avaliação Especial de Desempenho; Orientadora de estágio, Pesquisadora, Coordenadora de Projetos de Ensino e Extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Rondônia - IFRO, Campus Cacoal.

Juliano Alves de Deus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Rondônia (2006) onde desenvolveu atividades de Iniciação Científica em Ciências Ambientais e apresentou trabalho de conclusão de curso sobre Analise Numérica-computacional do Movimento de Projéteis. Possui Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Física Teórica (Relatividade e Teoria de Campos) pela Universidade de Brasília, onde defendeu Tese sobre Os Modelos Cosmológicos de Bianchi no contexto da Teoria Quadrática da Gravidade. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Câmpus Cacoal, atuando na docência do ensino médio-técnico, graduação e pós-graduação. É pesquisador em ensino, fundamento e aplicação de Física e Ciências, orientador de projetos de conclusão de curso e de iniciação científica e tecnológica. Membro dos grupos de pesquisa GPEFACIM (líder) e GPAE.

Referências

ALMEIDA, E. R. et al. Espaços Não Formais de Ensino: Contribuições de uma atividade interdisciplinar por meio de observações em Cáceres/MT/Brasil. Latin American Journal of Science Education, v. 3, n. 12007, 2016. Disponível em: <http://www.lajse.org/may16/12007_Rodriguez_2016.pdf>. Acesso em: nov. 2019.

BEZERRA, A. et al. Ensinando Botânica por meio da confecção de Sabonetes de Plantas Medicinais. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 05, n. 11, p. 147-158, mai./ago. 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/2719>. Acesso em: abr. 2020

BRANCO, A. Dica de como estudar - Mapas Conceituais. 2012. Disponível em: <https://www.angelobranco.com.br/2012/04/dica-de-como-estudar-mapas-conceituais.html>. Acesso em: fev. 2020.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2005.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – PCNEM/MEC. vol. 2. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2006.

CALDEIRA, A. M. A.; ARAÚJO, E. S. N. N. Introdução à Didática da Biologia. São Paulo: Escrituras Editora, 2009.

CASTRO, R. F. et al. Propostas de Intervenção Pedagógica de Estagiários para o Ensino de Biologia em Escolas Públicas de Porto Velho. Revista Multidisciplinar em Educação, v. 05, n. 12, p. 61-81, set./dez. 2018. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3226>. Acesso em: abr. 2020.

DURÉ, R. C.; ANDRADE, M. J. D.; ABÍLIO, F. J. P. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018. Disponível em:<http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID471/v13_n1_a2018.pdf>. Acesso em: out. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GOHN. M. G. Educação Não-Formal, Participação da Sociedade Civil e Estruturas Colegiadas nas Escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405/>. Acesso em: out. 2019.

JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos Espaços Não-Formais de Educação para a Formação da Cultura Científica. EM Extensão, Uberlândia, v. 7, p. 55-66, 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390>. Acesso em: out. 2019.

JUNIOR, A. N. S.; BARBOSA, J. R. A. Repensando o Ensino de Ciências e de Biologia na Educação Básica: o caminho para a construção do conhecimento científico e biotecnológico. Democratizar (Faetec), v. 3, n. 1, 2009. Disponível em:<http://www.faeterj-petropolis.edu.br/democratizar/index.php/dmc/issue/view/Vol.%203%2C%20no.%201%2C%202009>. Acesso em: out. 2019.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LIMA, B. S. et al. Utilização de mapas conceituais para o ensino de biologia: um estudo de caso. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 11. n. 20, p. 842-847, 2015. Disponível em: <http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015a/utilizacao.pdf>. Acesso em: out. 2019.

LOPES, A. P. B. A Educação Ambiental mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação no Instituto Federal do Amazonas - Campus Humaitá. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Fundação Universidade Federal de Rondônia / UNIR, Porto Velho, 2018.

MACHADO, A. H. Aula de Química: Discurso e Conhecimento. Editora Unijuí, 1999.

MATEUS, W. D.; COSTA, L. M.. A utilização de mapas conceituais como recurso didático no ensino de Ciências Naturais. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v. 8, n. 2, nov. 2009. Disponível em: <http://revistas.facecla.com.br/index/reped>. Acesso em: abr. 2020.

MOREIRA, M. A. O que é afinal aprendizagem significativa? In: Aula Inaugural do Programa de Pós- Graduação Ensino de Ciências Naturais, 23 abr. 2010, Cuiabá. Disponível em: <http://moreira.if.ufrgs.br/oqueeafinal.pdf>. Acesso em: out. 2019.

PEREIRA, B. B. Experimentação no Ensino de Ciências e o Papel do Professor na Construção do Conhecimento. Cadernos da Funcamp, v. 9, n. 11, 2010. Disponível em: <http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/cadernos/article/view/176/170>. Acesso em: out. 2019.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PINTO, L. T.; FIGUEIREDO, V. A. O Ensino de Ciências e os Espaços Não Formais de Ensino. Um Estudo sobre o Ensino de Ciências no Município de Duque de Caxias/RJ. In: II SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, out. 2010. Anais... Ponta Grossa, UTFPR, 2010. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/anais2010/artigos/EC/179.pdf>. Acesso em: out. 2019.

RANGEL, M. Métodos de ensino para a aprendizagem e dinamização das aulas. 2. ed. Papirus, 2010.

ROSA, R. T. N.; LORETO, E. L. S. Análise, através de mapas conceituais, da compreensão de alunos do ensino médio sobre a relação DNA-RNA-proteínas após o acesso ao genbank. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 2, p. 385-405, 2013. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/138/96>. Acesso em: out. 2019.

ROSSASI. L. B.; POLINARSKI. C. A. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prática docente. In: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE, GOVERNO DO PARANÁ, [2008?]. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/491-4.pdf>. Acesso em: out. 2019.

SANTOS, S. C. S.; TERÁN, A. F. Uma Proposta de compreensão e metodologia para o uso dos espaços não formais no ensino de Biologia. In: TERÁN, A. F.; SANTOS, S. C. S. (Org.). Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. 1. ed. Manaus: UEA Edições, 2013. p. 108-129.

SENNA, K. N.; CALDEIRA, A. M. A. Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o ensino de Biologia à Educação Básica. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 05, n. 10, p. 311-328, mar. 2019. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/520>. Acesso em: abr. 2020.

SILVA, E. P. O Uso das Tecnologias Digitais nas Aulas de Biologia. In: Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE. Produções Didático-Pedagógicas. v. II, 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uel_bio_pdp_eleuzi_pinheiro_da_silva.pdf>. Acesso em out. 2019.

SILVA, M. A. Iniciação à Docência: Experimentação no Ensino de Ciências e a formação inicial de professores de Biologia. 2015. 137f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Escolar) – Fundação Universidade Federal de Rondônia / UNIR, Porto Velho, 2015.

SOUZA, I. C. et al. A importância da aula prática no laboratório de Biologia: ferramenta formativa no processo de ensino-aprendizagem de alunos do curso técnico em análises clínicas em Floriano/PI. In: lll CONEDU – CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID4283_08072016140917.pdf>. Acesso em: out. 2019.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico, 10. ed. Libertad, 2002.

ZABALA, A. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

04-06-2020

Como Citar

SANTOS, B. S. S.; SILVEIRA, V. L. L.; DE DEUS, J. A. O ensino de Biologia na perspectiva da inovação: reflexões e proposições para os anos finais da educação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, n. ed.especial, p. e105320, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6ied.especial.1053. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1053. Acesso em: 19 abr. 2024.
Received 2020-02-27
Accepted 2020-05-06
Published 2020-06-04