Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o ensino de Biologia à Educação Básica

Autores

  • Karina Nomidome de Senna Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp
  • Ana Maria de Andrade Caldeira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.520

Palavras-chave:

Tecnologia educacional, Biologia, Educação básica

Resumo

O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula pode potencializar as práticas de ensino e aprendizagem. Entre as ferramentas digitais a serem utilizadas na escola, destacam-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. A presente pesquisa objetivou submeter à avaliação discente um OA para o ensino de Ciências, na área específica de parasitologia, denominado Aprendendo sobre Parasitologia, constituído pelos conceitos de classes parasitárias e as doenças relacionadas mais comuns. O OA em questão foi desenvolvido junto ao Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada, por meio de uma equipe interdisciplinar. O ambiente representado pelo OA caracteriza o interior e exterior de uma escola rural, sendo estas cenas compostas por representações de déficits de saneamento básico e falta de higiene pessoal e, portanto, as doenças e seus vetores são representadas ali. Para a avaliação do potencial de ensino-aprendizagem, o OA foi aplicado em uma sala do 7º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências da Natureza, e a avaliação ocorreu por meio da aplicação de atividades que identificaram as preconcepções sobre parasitologia antes e após a utilização do OA. De acordo com os resultados, afirma-se que o OA foi eficaz para a aprendizagem sobre os conceitos de parasitologia na turma pesquisada, uma vez que a maioria dos alunos respondeu às questões da avaliação pós utilização da ferramenta. Conclui-se, assim, que o Objeto proporciona a professores e alunos mais uma alternativa de ensino-aprendizagem, que poderá ser bem eficaz em sala de aula conforme a mediação e orientação do professor. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karina Nomidome de Senna, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, de Bauru. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas na UNESP Bauru. Graduação em andamento em Bacharelado em Ciências Biológicas na UNESP Bauru. Coordenadora do LADEPPE - Laboratório de Desenvolvimento e Pesquisa de Produtos Educacionais. Iniciação científica em Educação e Ensino na linha de Tecnologias da Informação - PIBIC 2016/2018. Atuação nas mais diversas áreas da Educação através da participação em Projetos de Extensão, como o E-cidadania e Os Lugares da Biologia na Educação Básica. Atuação profissional com vínculo ao Departamento de Educação da UNESP de Bauru como coordenadora de criação de materiais para a Divulgação Científica.

Ana Maria de Andrade Caldeira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Botucatu (1988), mestrado em Agronomia - Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, interdisciplinaridade, semiótica peirceana, filosofia da biologia. Credenciada nos Programas de Pós Graduação em Educação para Ciência e Docência para Educação Básica. Líder do Grupo de Pesquisa em Epistemologia da Biologia (GPEB).

Referências

ALVES FILHO, J. P. de. Regras da Transposição didática aplicadas ao laboratório didático. Cad. Cat. Ens. Fís., v. 17, n. 2, p. 174-182, 2000.

ASSIS, S. S. de et al. Educação em Saúde - Proposta de utilização de um modelo no Ensino de Ciências. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v. 3, n. 2, p. 108-120, 2010.

AUDINO, D. F.; NASCIMENTO, R. S. da. Objetos de aprendizagem – diálogos entre conceitos e uma nova proposição aplicada à educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 10, p. 128-148, 2010.

BRASIL. Lei no 5.692, de 11 de agosto de 1971. Documento online. 1971. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L5692.htm>. Acesso em: 10 mai. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais – Saúde. Não consta ano. Documento online. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf. Acesso em: 10 mai. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC, SEED, 2007. Disponível em: Acesso em: 15 mar. 2018.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique, 1991.

GOMES, S. C. S. et al. Educação em saúde como instrumento de prevenção das parasitoses intestinais no município de Grajaú - MA. Pesquisa em Foco, v. 21, n. 1, p. 34-45, 2016.

HACK, J. R.; NEGRI, F. Escola e tecnologia: a capacitação docente como referencial para a mudança. Ciências & Cognição, v. 15, n. 1, p. 89-99, 2010.

INKPEN, K. M. Drag-and-drop versus point-and-click mouse interaction styles for children. Journal ACM, v. 8, n. 1, p. 1-33, 2001.

LIBÂNEO, J. C. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. In: LIBÂNEO, J. C. Didática: Velhos e novos temas. Goiânia: Edição do autor, 2011. p. 4-14.

LIMA, I. S. L. et al. Criando Interfaces para Objetos de Aprendizagem. Brasil. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação a Distância (SEED). In: PRATA, C. L.; NASCIMENTO, A. C. A. A. de. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília, 2007. p. 39-48.

LOBLER, M. L.; PRETTO, D.; BOLZAN, L. M. Percepção dos Alunos a respeito da Inclusão de Tecnologias Digitais no Ensino Público. Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013.

MACHADO, L. L.; SILVA, J. T. de. Objeto de aprendizagem digital para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Técnico em Informática. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 2, 2005.

MERCADO, L. P. L.; SILVA, A. M. da; GRACINDO, H. B. R. Utilização didática de objetos digitais de aprendizagem na educação on-line. EccoS – Revista Científica, v. 10, n. 1, p. 105-12, 2008.

NEVES, D. P. et al. A parasitologia humana. 12a edição. São Paulo - SP: Atheneu, 2011.

SANTOS, M. G. dos et al. Educação em Saúde em escolas públicas de 1° grau da periferia de Belo Horizonte, MG, Brasil. Revista Inst. Medicina Tropical, v. 35, n. 6, p. 573-579, 1993.

SBP – Sociedade Brasileira de Parasitologia. Glossário. 2018. Disponível em: <http://www.parasitologia.org.br/estudos_glossario_H.php>. Acesso em: 20 abr. 2018.

SCHIAVO, J. Hospedeiro Intermediário. 2018. Disponível em: <https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/hospedeiro-intermediario>. Acesso em: 20 abr. 2018.

SILVA, J. M. da. Novas Tecnologias em sala de aula. Revista Ciencia, Salud, Educación y Economia, n. 10. p. 30-37, 2016.

SIQUEIRA, R. V.; FIORINI, J. E. Conhecimentos e Procedimentos de crianças em idade escolar frente a Parasitoses Intestinais. Revista Univ. Alfenas, v. 5, p. 215-220, 1999.

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Parasitologia. 2018. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/biomedicina/biomedicina-2/habilitacoes/parasitologia>. Acesso em: 15 mar. 2018.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental- proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor, and a taxonomy. 2000. Documento online. Disponível em: http://reusability.org/read/. Acesso em: 28 jan. 2018

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

SENNA, K. N. de; CALDEIRA, A. M. de A. Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o ensino de Biologia à Educação Básica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.520. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/520. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-25
Accepted 2019-02-26
Published 2019-03-01