Avaliação de um Objeto de Aprendizagem para o ensino de Biologia à Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.520Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Biologia, Educação básicaResumo
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na sala de aula pode potencializar as práticas de ensino e aprendizagem. Entre as ferramentas digitais a serem utilizadas na escola, destacam-se os Objetos de Aprendizagem (OA) virtuais. A presente pesquisa objetivou submeter à avaliação discente um OA para o ensino de Ciências, na área específica de parasitologia, denominado Aprendendo sobre Parasitologia, constituído pelos conceitos de classes parasitárias e as doenças relacionadas mais comuns. O OA em questão foi desenvolvido junto ao Laboratório de Tecnologia da Informação Aplicada, por meio de uma equipe interdisciplinar. O ambiente representado pelo OA caracteriza o interior e exterior de uma escola rural, sendo estas cenas compostas por representações de déficits de saneamento básico e falta de higiene pessoal e, portanto, as doenças e seus vetores são representadas ali. Para a avaliação do potencial de ensino-aprendizagem, o OA foi aplicado em uma sala do 7º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências da Natureza, e a avaliação ocorreu por meio da aplicação de atividades que identificaram as preconcepções sobre parasitologia antes e após a utilização do OA. De acordo com os resultados, afirma-se que o OA foi eficaz para a aprendizagem sobre os conceitos de parasitologia na turma pesquisada, uma vez que a maioria dos alunos respondeu às questões da avaliação pós utilização da ferramenta. Conclui-se, assim, que o Objeto proporciona a professores e alunos mais uma alternativa de ensino-aprendizagem, que poderá ser bem eficaz em sala de aula conforme a mediação e orientação do professor.
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Accepted 2019-02-26
Published 2019-03-01