O ensino de Biologia na perspectiva da inovação
reflexões e proposições para os anos finais da educação
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6ied.especial.1053Palavras-chave:
Educação básica, Técnicas de ensino-aprendizagem, BiologiaResumo
O ensino médio tem se tornado objeto de investigação, em virtude das transformações sociais atuais no que tange à inovação e tecnologia. Este artigo defende a importância de uma didática que atenda às necessidades dos jovens estudantes nesse contexto, e mais especificamente, na disciplina de Biologia, tendo em vista que muitos professores ainda sentem dificuldades em realizar aulas práticas e dinâmicas, justificadas pela infraestrutura inadequada e falta de recursos didáticos. Com este propósito, foi realizada uma pesquisa teórica e documental, no intuito de analisar diferentes técnicas de ensino, identificar experiências didáticas exitosas, especialmente àquelas desenvolvidas na região norte do Brasil, e selecionar as consideradas mais pertinentes para o desenvolvimento do aluno na referida disciplina. Alguns fatores foram discutidos como: a importância da relação professor/aluno para o processo de construção dos novos conhecimentos, a relevância da contextualização do conteúdo e a aprendizagem significativa, a partir da valorização do conhecimento prévio. O artigo apresenta como proposição didática, trabalhar utilizando espaços não formais, experimentos simples, mapas conceituais e tecnologias digitais. Neste sentido, a disciplina de Biologia, assim como as outras áreas, precisa atender à formação integral do aluno nos anos finais da educação básica, preparando-o para atuar de forma autônoma em seus diferentes papéis sociais.
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Accepted 2020-05-06
Published 2020-06-04