Tecnologia
sua presença na educação escolar e na formação docente na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1071Palavras-chave:
Tecnologia, Tecnologia na Educação, Formação DocenteResumo
O presente texto trata da tecnologia como um conceito em construção, incluída no universo da educação, a relação que se estabelece entre ela e o professor, bem como das quatro tendências de formação de professores na atual realidade brasileira. É parte da revisão de literatura e de discussões realizadas nas aulas do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. O objetivo é fomentar a discussão sobre tecnologia na educação escolar e na formação docente na contemporaneidade. Para tanto, além da introdução e das considerações finais, este artigo está constituído em três seções: na primeira discorre-se sobre o termo tecnologia; na segunda, sobre presença da tecnologia no espaço escolar e sua relação com o docente; e, por fim, na terceira seção, a discussão se faz sobre a formação docente frente à realidade educacional dinâmica e incerta. O percurso teórico teve como principais autores Peña (2003), Pinto (2005), Cantini et al. (2006), Chagas et al. (2006), Silva (2007, 2013), Ghedin (2009) e Imbernón (2011). Como consequência, o texto aponta para emergência em como se utilizar a tecnologia em sala de aula - construção de conhecimento -, a partir de uma reflexão sobre o termo, e como se pensa na formação do professor no momento presente dada a realidade de constante transformação na área científica, nos meios de comunicação e na própria tecnologia.
Downloads
Referências
CANTINI, Marcos Cesar et al. O desafio do professor frente as novas tecnologias. In: CONGRESO NACIONAL EM EDUCAÇÃO – EDUCERE, 6., 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2006.
CHAGAS, Ariana et al. O conceito de tecnologia: pressupostos de valores culturais refletidos nas práticas educacionais. In: CONGRESO NACIONAL EM EDUCAÇÃO – EDUCERE, 8., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In.: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - CONPEF. 4., 2009, Londrina, Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, p. 1-28, 2009.
HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e Profissional – formar-se para a mudança e a incerteza. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PEÑA, Maria de los Dolores Jimenez (Coord. e Org.). Educação, tecnologia e humanização. Caderno de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 9-19, jan./abr. 2003.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v. 2.
PRABHU, N. S. There is no best method – Why? TESOL QUARTERLY, 16/2, 1990, p.153-168.
SILVA, Gildemarks Costa e. A tecnologia como problema para uma teoria crítica da educação. [S.l.]: Pro-Posições, v. 18, n. 1 (52), p. 115-131, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/getic/arquivos/Apres_Gildemarks_Costa_e_Silva.pdf. Acesso em 6: mar. 2017.
SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 94, n. 238, p. 839-857, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf. Acesso em: 19 mar. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.