Tecnologia

sua presença na educação escolar e na formação docente na contemporaneidade

Autores

  • Augusto José Savedra Lima IFAM CPA
  • Nilton Paulo Ponciano

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1071

Palavras-chave:

Tecnologia, Tecnologia na Educação, Formação Docente

Resumo

O presente texto trata da tecnologia como um conceito em construção, incluída no universo da educação, a relação que se estabelece entre ela e o professor, bem como das quatro tendências de formação de professores na atual realidade brasileira. É parte da revisão de literatura e de discussões realizadas nas aulas do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. O objetivo é fomentar a discussão sobre tecnologia na educação escolar e na formação docente na contemporaneidade. Para tanto, além da introdução e das considerações finais, este artigo está constituído em três seções: na primeira discorre-se sobre o termo tecnologia; na segunda, sobre presença da tecnologia no espaço escolar e sua relação com o docente; e, por fim, na terceira seção, a discussão se faz sobre a formação docente frente à realidade educacional dinâmica e incerta. O percurso teórico teve como principais autores Peña (2003), Pinto (2005), Cantini et al. (2006), Chagas et al. (2006), Silva (2007, 2013), Ghedin (2009) e Imbernón (2011). Como consequência, o texto aponta para emergência em como se utilizar a tecnologia em sala de aula - construção de conhecimento -, a partir de uma reflexão sobre o termo, e como se pensa na formação do professor no momento presente dada a realidade de constante transformação na área científica, nos meios de comunicação e na própria tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Augusto José Savedra Lima, IFAM CPA

Cursando Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM (2019), Especialização em Língua Portuguesa e Literatura - FAIBRA (2015), Especialização em Metodologia de Língua Inglesa - UEA (2007), Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa - UEA (2005). É professor efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - Campus Parintins.

Referências

CANTINI, Marcos Cesar et al. O desafio do professor frente as novas tecnologias. In: CONGRESO NACIONAL EM EDUCAÇÃO – EDUCERE, 6., 2006, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2006.

CHAGAS, Ariana et al. O conceito de tecnologia: pressupostos de valores culturais refletidos nas práticas educacionais. In: CONGRESO NACIONAL EM EDUCAÇÃO – EDUCERE, 8., 2008, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In.: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR - CONPEF. 4., 2009, Londrina, Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, p. 1-28, 2009.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e Profissional – formar-se para a mudança e a incerteza. 9. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PEÑA, Maria de los Dolores Jimenez (Coord. e Org.). Educação, tecnologia e humanização. Caderno de Pós Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 9-19, jan./abr. 2003.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. v. 2.

PRABHU, N. S. There is no best method – Why? TESOL QUARTERLY, 16/2, 1990, p.153-168.

SILVA, Gildemarks Costa e. A tecnologia como problema para uma teoria crítica da educação. [S.l.]: Pro-Posições, v. 18, n. 1 (52), p. 115-131, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/getic/arquivos/Apres_Gildemarks_Costa_e_Silva.pdf. Acesso em 6: mar. 2017.

SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 94, n. 238, p. 839-857, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf. Acesso em: 19 mar. 2017.

Downloads

Publicado

08-06-2020

Como Citar

LIMA, A. J. S.; PONCIANO, N. P. Tecnologia: sua presença na educação escolar e na formação docente na contemporaneidade . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e107120, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1071. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1071. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2020-02-28
Accepted 2020-05-28
Published 2020-06-08