A Base Nacional Curricular Comum e a formação continuada de professores sobre a floresta amazônica

o que ainda temos que discutir?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1084

Palavras-chave:

Formação Docente, Base Nacional Curricular Comum, Floresta Amazônica

Resumo

Muito se fala sobre a importância da floresta amazônica, porém suas relações no ecossistema ainda são pouco compreendidas pela população. Essa falta de conhecimento pode afetar iniciativas para sua preservação. Várias ações têm sido realizadas no âmbito das políticas públicas, como o novo código florestal de 2012, o bolsa floresta familiar. No entanto, acorda-se que é por meio da educação que efetivas mudanças de proteção ao sistema ambiental podem ocorrer. Inserir no currículo escolar a complexidade da floresta amazônica pode estimular nos estudantes a formação de responsabilidades para a preservação desse ecossistema. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo verificar como a temática “floresta amazônica” pode ser inserida na formação continuada de professores de ciências naturais e biologia, visando à sua interação na Base Nacional Curricular Comum – BNCC a partir de um diálogo profundo com pesquisadores deste bioma. O percurso metodológico adotado foi uma análise documental da BNCC e a correspondente matriz pedagógica adotada num curso de formação continuada desenvolvido em parceria com pesquisadores da área florestal do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Os resultados mostram que a floresta amazônica está absorta com um tema amplo e pouco contextualizado, mesmo com os avanços propostos pela BNCC. Esse estado pode e deve ser compensado com uma formação continuada mais especifica e com parcerias de profissionais que se dedicam na produção científica desse ecossistema, dando aos professores o respaldo de conhecimento e reflexões necessárias para sua atividade de ensino.

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Biografia do Autor

Orleylson Cunha Gomes, Universidade do Estado do Amazonas

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade,Possui graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Amazonas (2013) e mestrado em EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA pela Universidade do Estado do Amazonas (2015). , atuando principalmente nos seguintes temas: CTS, PCE, Alfabetização Científica, Ensino de Ciências e Formação Docente, protagonismo juvenil, governança ambiental

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Publicado

31-07-2020

Como Citar

GOMES, O. C.; MARIA INÊS GASPARETTO HIGUCHI. A Base Nacional Curricular Comum e a formação continuada de professores sobre a floresta amazônica: o que ainda temos que discutir? . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e108420, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1084. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1084. Acesso em: 28 abr. 2024.
Received 2020-02-28
Accepted 2020-05-20
Published 2020-07-31