Infográficos

do conceito à aplicação no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1117

Palavras-chave:

Infográfico, Tecnologia, Ensino

Resumo

O presente artigo tem como objeto de estudo os infográficos e suas potencialidades para o ensino, temática originária da disciplina Ensino e Tecnologias do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico-MPET. Surgiu da necessidade de se pensar em novos recursos didáticos para potencializar atividades de ensino. O objetivo da pesquisa foi propiciar um momento de formação para conhecimento e construção desse recurso tecnológico de forma alternativa: manual e digital, através de uma oficina oferecida a profissionais da área da educação. Utilizou-se a metodologia qualitativa e o método maker (faça você mesmo) em encontros diários durante uma semana. A oficina ofereceu informações conceituais sobre infográficos, bem como propiciou a interação na construção da ferramenta tanto na forma manual quanto na forma digital. Os resultados mostraram que os infográficos são recursos potencialmente eficazes, tanto pela possibilidade de sumarizar conteúdos, quanto pela capacidade estética capaz de tornar textos longos e complexos em leituras de fácil entendimento, inserindo-se como modelo facilitador da aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMARAL, Ricardo Castilhos Gomes. Limites dos Infográficos Jornalísticos na Web: Sistematização preliminar de características distintivas e produtos semelhantes. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba. 2009

BARATA, Alzira da Cruz. Comunicação e Gestão da Informação em Contexto Escolar: O uso da Plataforma Moodle e da Página Web Num Agrupamento de Escolas do Concelho de Castelo Branco. Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional. Universidade Aberta: Lisboa. 2010.

BEZERRA, CC., and SERAFIM, ML. As gerações de infográficos comunicativos: propostas e possibilidades para a educação à distância. In: SOUSA, RP., et al (Org.)Teorias e práticas em tecnologias educacionais Campina Grande: EDUEPB, 2016, p. 99-122. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em:06 out. 2020.

BULEGON, AM. DRESCHER, CF. SANTOS, LR. Infográficos: possibilidade de atividades de ensino para aulas de Física e Química. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 2017.

CAMPOS, B. I. O Infográfico como ferramenta de estímulo à leitura de artigos científicos. 2014. Dissertação de Mestrado.2014. 115f. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal de Santa Catarina -SC, 2014.

DOMICIANO, Marcus Aurelius Lopes. A condução da informação da linguagem científica ao infográfico, 2017. 223 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Mídia e Tecnologia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2017.

JUNIOR, João Batista Bottentuit; MENDES, Ana Gardenia Lima Martins; DA SILVA, Nataniel Mendes. O Uso do Infográfico em Sala de Aula: Uma Experiência na Disciplina de Literatura. Revista EducaOnline, v. 11, n. 3, p. 105-127, 2017.

KALENA, F. Como a tecnologia pode impactar a educação do campo. Porvir, São Paulo, 31 out. 2014. Disponível em: https://porvir.org/como-tecnologia-pode-impactar-na-educacao-campo/. Acesso em: 17 ago 2020.

LYRA, K. T. Impacto do uso de infográficos como materiais de aprendizagem e suas correlações com satisfação, estilos de aprendizagem e complexidade visual. 2017. 167 p. Dissertação (Mestrado em Ciências – Ciências de Computação e Matemática Computacional) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, Universidade de São Paulo, São Carlos - SP, 2017.

MICROSOFT. Microsoft PowerPoint. [on-line], 2020.

MÓDOLO, Cristiane Machado. Infográficos: características, conceitos e princípios básicos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Sudeste. Juiz de Fora, 2007.

MORAES, Ary. Infografia: história e projeto. São Paulo: Blucher, 2013.

OLIVEIRA, L. R. M. A Comunicação Educativa em Ambientes Virtuais: um modelo de design de dispositivos para o ensino-aprendizagem na universidade. Monografias em Educação. Centro de Investigação em Educação. Universidade do Minho, Braga, 2004.

PESSOA, Alberto Ricardo; MAIA, Gisele Gomes. A infografia como recurso didático na Educação à Distância. Revista Temática, Ano VIII, n. 05 – maio, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/tematica/article/view/23703#:~:text=O%20objetivo%20deste%20artigo%20%C3%A9,metodologia%20que%20tende%20ao%20autodidatismo. Acesso em: 14 set. 2020.

SCHMITT, Valdenise A infografia jornalística na ciência e tecnologia: um experimento com estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. 105 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

TEIXEIRA, T. O uso do infográfico na revista Superinteressante: um breve panorama. In: SOUZA, C. M.; FERREIRA, J. R.; BORTOLIERO, S. (Org.). Jornalismo científico e educação para as ciências. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2006.

VALENTE, Vânia Cristina Pires Nogueira. Material instrucional para TV digital. In: BARROS, D.M.V. et al. Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas. Lisboa: 2011. Disponível em: https://docs.google.com/file/d/0B-5eZJosO_E1VWJtdEc5ZjBaak0/edit. Acesso em: 29 out. 2020.

VENNGAGE. Disponível em: https://venngage.com/. Acesso em: 30 set. 2020.

Downloads

Publicado

11-12-2020

Como Citar

ANDRADE, B. da S.; ARLEIDE MAIA PINHEIRO; PEDRO JOSÉ SEIXAS DOS SANTOS; RANYELLE LOPES BARROS. Infográficos: do conceito à aplicação no ensino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e111720, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1117. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1117. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-02-28
Accepted 2020-11-16
Published 2020-12-11