Desenvolvimento de um jogo sério sobre produção animal aplicado ao curso Técnico em Agropecuária
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1182Palavras-chave:
Ambiente de Aprendizagem, Educação, Software Educativo, Educação LúdicaResumo
Cursos técnicos em agropecuária têm como objetivo preparar o discente para planejar, acompanhar e avaliar projetos agropecuários, analisando recursos disponíveis, situações técnicas, econômicas e sociais da propriedade rural. Os discentes destes cursos precisam de uma área para a prática de campo como uma fazenda. Porém existem casos que tal infraestrutura não está disponível. Este artigo apresenta um jogo sério implementado na forma de um ambiente virtual tridimensional (Fazenda 3D, versão 2.0) que simula uma propriedade rural. O usuário pode conhecer os setores da propriedade, tendo como objetivo realizar as missões “encurralada” e “vacinação”, além de responder às questões de quizzes que se encontram em placas espalhadas pelo ambiente. O software Fazenda 3D é um ambiente lúdico que pretende motivar por meio de jogo o interesse dos discentes por conteúdos das disciplinas técnicas de agropecuária. Além de auxiliar na compreensão dos conteúdos ministrados, o software permite ao discente maior desenvolvimento cognitivo de suas habilidades e competências, ao realizar as suas atividades profissionais. O software teve 100% de aprovação pela especialista da área técnica e pelos discentes do curso.
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Accepted 2020-05-27
Published 2020-06-08