A contribuição dos conhecimentos em saúde sob uma perspectiva ampliada para a formação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.1255

Palavras-chave:

Ensino de Química, Ensino Médio, Saúde

Resumo

Esse trabalho parte das inquietações acerca dos processos que se relacionam ao adoecimento do trabalhador na contemporaneidade e suas relações com a formação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio. O objetivo geral pelo qual o trabalho se orienta visa analisar a contribuição dos conhecimentos em saúde sob uma perspectiva ampliada para alunos de um curso técnico integrado ao ensino médio. A investigação foi realizada com estudantes do 2º ano do curso técnico em química integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), campus Aracruz. Foi orientada por uma abordagem qualitativa e inspirada na pesquisa participante, tendo como meio de coleta e produção de dados um curso de complementação ao ensino sobre o tema saúde sob uma perspectiva ampliada. Os resultados demonstraram que os estudantes não estabeleceram uma relação entre as mudanças no mundo do trabalho e o adoecimento do trabalhador. Por outro lado, o tema abordado em uma perspectiva ampliada permite uma apropriação mais crítica da parte deles. Pelo fato dos estudantes afirmarem que esse conhecimento os ajuda a se preparar para o mercado de trabalho e para se protegerem e a seus próximos e, mesmo que não possam alcançar intervenções mais amplas nos processos de trabalho, o fato de desenvolverem uma percepção mais crítica sobre o que os afeta pessoalmente, já os dá condições de ao menos não aceitar para si mesmos algo que os prejudica.

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Biografia do Autor

Almir Ferreira Luz Junior, Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Aracruz

Possuo bacharelado em Esporte (2001) pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e Licenciatura Plena em Educação Física (2007) pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD-UFES). Também possuo pós-graduação Latu Sensu em Administração Estratégica pela Faculdade Estácio de Sá de Vitória (2006) e em Atenção Primária à Saúde pela Faculdade Católica Salesiana de Vitória-ES (2011). Fui professor de educação física do Colégio Sagrado Coração de Maria (2006-2007) e do Centro Educacional Leonardo da Vinci (2005-2015), localizados em Vitória-ES.  Trabalhei de 2007 a 2018 como profissional de educação física na saúde (técnico esportivo) do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) da Prefeitura Municipal de Vitória. Atualmente sou Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, no campus Aracruz. Tenho experiência acadêmica atuando principalmente nos seguintes temas: voleibol, educação física escolar, tratamento do tabagismo, práticas corporais, saúde coletiva, educação profissional e tecnológica e ensino médio integrado.

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Publicado

08-06-2020

Como Citar

FERREIRA LUZ JUNIOR, A.; DOS SANTOS, P. A contribuição dos conhecimentos em saúde sob uma perspectiva ampliada para a formação profissional e tecnológica integrada ao ensino médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e125520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.1255. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1255. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-04-13
Accepted 2020-05-20
Published 2020-06-08