Pesquisas empíricas sobre o processo de ensino-aprendizagem em língua materna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente

Autores

  • Raquel Darelli Michelon Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) https://orcid.org/0000-0003-0892-6863
  • Salete Valer Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6.1289

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Educação Profissional, Processo de Ensino-Aprendizagem

Resumo

Com o projeto de expansão dos Institutos Federais a partir de 2008, produções científicas sobre ensino-aprendizagem voltados à Educação Profissional passam a ser ampliadas. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é identificar as pesquisas empíricas recentes sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua materna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente. Isso para mapear o conjunto significativo de investigações divulgadas dessa área. A metodologia toma por base a modalidade principal de pesquisa, a análise de conteúdo, em que, por meio de diferentes descritores, buscam-se, em portais como CAPES, Google Acadêmico e SciELO, entre os anos de 2008 e 2018, textos científicos sobre o objeto investigado. Após a identificação das pesquisas, fez-se a descrição e a análise dos dados, relacionando-os com as bases teóricas da EPT e do ensino-aprendizagem de língua materna. Os resultados apontam que os artigos científicos encontrados pelo recorte desta pesquisa não enfocam o letramento em língua materna por meio dos gêneros discursivos/textuais como unidade principal do processo pedagógico. Infere-se, assim, que as produções científicas sobre esse campo do conhecimento ainda são escassas e não dão conta das teorias que fundamentam a prática pedagógica do ensino de linguagem na EPT. Ressalta-se, portanto, a relevância de produzir estudos específicos na área da linguagem a fim de contribuir para a melhor compreensão do ensino-aprendizagem da língua materna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente.

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Biografia do Autor

Raquel Darelli Michelon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Faz mestrado em Educação Profissional e Tecnológica no IFSC-Florianópolis com ênfase no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Apresentou Trabalho de Conclusão de Curso em Semântica. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio Bom Jesus Coração de Jesus e no Colégio Osvaldo de Carvalho (Grupo SEB), escolas particulares de Florianópolis. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e análise Linguística; e na área de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura para Educação Básica de Nível Fundamental e Médio em diferentes modalidades. Além disso, atua como professora voluntária de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Pe. Vilson Groh.

Salete Valer, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Possui graduação em Letras Português e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), Bacharelado em Letras Habilitação Secretário Executivo pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Lingüística Teórica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e doutorado em Linguística (Psicolinguística Aplicada) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente, é professora titular do Instituto Federal de Santa Catarina, atuando como docente em cursos de Formação Inicial e Continuada; Cursos Técnicos, Ensino Médio, Cursos de Tecnologia e no Mestrado em Educação Profissional em Rede Federal (ProfEPT). Atua como Editora-Gerente da Revista EJAemDebate (IFSC); Coordena o grupo de Pesquisa Lingua(gem) e Comunicação IFSC. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna, Letramento materno; Ensino e aprendizagem na EPT; Bases conceituais EPT como foco na politecnia.

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Publicado

24-09-2020

Como Citar

RAQUEL DARELLI MICHELON; VALER, S. Pesquisas empíricas sobre o processo de ensino-aprendizagem em língua materna na Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e128920, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6.1289. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1289. Acesso em: 27 abr. 2024.
Received 2020-05-15
Accepted 2020-09-19
Published 2020-09-24