O Programa Paraná Digital: Contexto da Prática

Autores

  • Maria Ivete Basniak Universidade Estadual do Paraná (Unespar)) campus de União da Vitória
  • Maria Tereza Carneio Soares Universidade Estadual do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.142

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Programas educacionais. Tecnologia.

Resumo

O Programa Paraná Digital, iniciado no ano de 2003, propunha mudanças
estruturais nas escolas, inovadoras para a época. Este artigo objetiva discutir o
contexto da prática do PRD, uma vez que quando colocada em prática as
políticas educacionais sofrem mudanças de acordo com a interpretação que os
atores fazem da mesma, provocando mudanças (positivas e/ou negativas) no
projeto inicial. Destaca-se a implantação de laboratórios de informática com
conexão à internet em todas as escolas do Paraná, inserindo digitalmente os
professores da rede e a sua expansão com a implantação das TVs Multimídia
como forma de levar os conteúdos do laboratório de informática para a sala de
aula, contribuindo dessa forma para mudanças estruturais nas aulas do
professor, mas não em sua metodologia, o que não foi foco das formações
realizadas relacionadas ao Programa, que priorizou mais o caráter técnico ao
pedagógico.

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Referências

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

BASNIAK, M. I.; SOARES, M. T. C. O Programa Paraná Digital: Contexto da Prática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.142. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/142. Acesso em: 28 mar. 2024.
Received 2016-10-04
Accepted 2017-06-13
Published 2017-06-30