Processo de ensino e aprendizagem com recursos das tecnologias de informação e comunicação: reflexões sobre o fenômeno a ser investigado e sua ressignificação

Autores

  • Wender Antônio da Silva Universidade Estadual de Roraima
  • Amarildo Menezes Gonzaga Instituto Federal do Amazonas - IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.175

Palavras-chave:

Objeto de estudo. Tecnologia da informação e comunicação. Ontologia. Epistemologia.

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre a construção de um objeto de estudo e as questões ontológicas sobre a minha trajetória de vida, bem como da construção, articulação e da ressignificação deste objeto perante as questões ontológicas e epistemológicas que o permeiam, permitiu-me de acordo com estudos realizados na disciplina Bases Epistemológicas para a Educação em Ciências e Matemática do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC), realizar a triangulação entre Morin, Capra e Maturana, com o intuito de identificar e justificar algumas contribuições para elucidação do objeto ora investigado. Desta forma, tenta-se integrar os aspectos ontológicos relacionados com minha vida profissional e pessoal com a elaboração de um objeto de investigação que busca fazer uma relação entre tecnologia da informação e comunicação por meio de softwares educacionais e as teorias da aprendizagem significativa, verificando quais contribuições são possíveis.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

SILVA, W. A. da; GONZAGA, A. M. Processo de ensino e aprendizagem com recursos das tecnologias de informação e comunicação: reflexões sobre o fenômeno a ser investigado e sua ressignificação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.175. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/175. Acesso em: 3 maio. 2024.
Received 2017-01-04
Accepted 2017-06-22
Published 2017-06-30