Processo de ensino e aprendizagem com recursos das tecnologias de informação e comunicação: reflexões sobre o fenômeno a ser investigado e sua ressignificação
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.175Palavras-chave:
Objeto de estudo. Tecnologia da informação e comunicação. Ontologia. Epistemologia.Resumo
Com o objetivo de refletir sobre a construção de um objeto de estudo e as questões ontológicas sobre a minha trajetória de vida, bem como da construção, articulação e da ressignificação deste objeto perante as questões ontológicas e epistemológicas que o permeiam, permitiu-me de acordo com estudos realizados na disciplina Bases Epistemológicas para a Educação em Ciências e Matemática do Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemáticas (REAMEC), realizar a triangulação entre Morin, Capra e Maturana, com o intuito de identificar e justificar algumas contribuições para elucidação do objeto ora investigado. Desta forma, tenta-se integrar os aspectos ontológicos relacionados com minha vida profissional e pessoal com a elaboração de um objeto de investigação que busca fazer uma relação entre tecnologia da informação e comunicação por meio de softwares educacionais e as teorias da aprendizagem significativa, verificando quais contribuições são possíveis.
Downloads
Métricas
Referências
ARPAIA, P., et al. A remote measurement laboratory for educational experiments. Measurement - Journal of the International Measurement Confederation v.21, n.4, p.157-169. 1997.
BARANAUSKAS, M. C. C.; ROCHA, H. V. (2003) Design e Avaliação de Interfaces Humano–Computador. Campinas – SP: NIED/UNICAMP, 2003.
BERTOLINI. Armando Luiz. Mediação Tecnológica: construindo e inovando. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
BOTTENTUIT, J. B. e C. COUTINHO. Laboratories based on Internet: comparative analyses of current experiences and development of a virtual laboratory. IV International Conference On Multimedia And Information And Communication Technologies In Education. Seville, 2006. 1284-1289.
CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.
CARRILHO, Manuel Maria. Epistemologia – Posições e Críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991.
ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. São Paulo: McGraw-Hill, 2010.
FIOLHAIS, Carlos; TRINDADE, Jorge. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das ciências físicas. In: Revista Brasileira de Ensino de Física. Vol.25 número 3. São Paulo: Setembro/2003.
FRENCH, Steven. Ciência: conceitos-chave em filosofia. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GARBIN, T.R., DAINESE, C.A., KIRNER, C., SANTOS, A.M., JESUS, M.A. Avaliação de Interface de um Sistema de Realidade Aumentada para a Criança Surda com base no Construcionismo. Anais do 1º Workshop de Realidade Aumentada, Piracicaba, SP, maio de 2004, p. 33-36.
GAYA, Adroaldo. Ciências do movimento humano [recurso eletrônico]: introdução à metodologia da pesquisa. Porto Alegre: ArtMed, 2008.
GAZETA. As graduações campeãs de desistência. Jornal Gazeta do Povo, 2012.
GOWIN, D.B. Educating. Ithaca: N.Y, Cornell University Press, 1983.
HESTENES, D. Toward a Modeling Theory of Physics Instruction, Am. J. Phys, 1987.
INEP. Estatísticas do Professor no Brasil, v.1. 2004.
KALAWSKY, R.S. Exploring Virtual Reality Techniques in Education and Training: Technological Issues. Advanced VR Research Centre, Lough-borough, University of Tecnology, 1993.
LÉVY, Pierre. O que é virtual?. São Paulo: Ed. 34, 1999.
LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. A análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.14, n. 52, p. 397 –412. Jul/Set. 2006.
MASINI, Elsie F.S. O enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In: Fazenda, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1989.
MATURANA, Humberto. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 2014.
MEDEIROS, A. e C. F. D. MEDEIROS. Possibilidades e Limitações das Simulações Computacionais no Ensino da Física. Revista Brasileira de Ensino de Física. 24: p. 77-86, 2002.
MORA, Priscilla Cohn F. Dicionário de Filosofia. Barcelona: Ariel, 1994.
MORAES, M. C. Informática educativa no Brasil: um pouco de história. Em Aberto: Brasília, ano 12, n. 57, jan.-mar. 1993.
MORIN, Edgard. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
PELLANDA. Nize M. C. Maturana e a Educação. São Paulo: Autêntica, 2009.
PINHO, Márcio Serolli. Realidade Virtual como Ferramenta de Informática na Educação. Grupo de Realidade Virtual da PUC-RS, Outubro de 1996. Disponível em: <http://grv.inf.pucrs.br >. Acesso em: 02, jun. 2007.
ROGERS, L. The Use of Software to Explore Experimental Data. GIREP-ICPE-ICTP International Conference: New Ways of Teaching Physics. Ljubjana, Slovenia 1996.
STERN, D.N. The Interpersonal Word of the Infant. New York: Basic Books, 1985.
UNESCO. Dados do Ensino Médio. Representação da UNESCO no Brasil, 2015.
VALENTE, J. A. A metodologia Logo de ensino e aprendizagem. Projeto de Informática na Educação especial, Campinas: NIED-Unicamp, 1999.
VASCONCELLOS, Maria J. E. Pensamento sistêmico: o novo paradigma da ciência. Campinas: Papirus, 2002.
WOLFS, José Luís et al. Praticar a epistemologia: um manual de iniciação para professores. São Paulo: Loyola, 2010.
ZERO HORA. Por que 89% dos estudantes chegam ao final do Ensino Médio sem aprender o esperado em matemática? Jornal Zero Hora, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2017-06-22
Published 2017-06-30