Proposição de um modelo consensual de projeto de produtos tecnológicos para área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1761

Palavras-chave:

Método de projeto, Metodologia, Educação para a saúde

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em analisar metodologias de projeto de produto difundidas na literatura, a fim de formular um modelo consensual para o desenvolvimento de projetos tecnológicos em saúde. Trata-se de um estudo descritivo baseado na revisão bibliográfica, análise e síntese de modelos metodológicos de projeto nas bases de dados digitais PubMed, Lilacs e Google Acadêmico. Foram utilizados como palavras-chave de busca os seguintes termos e operadores: (“metodologia” OR “método” OR “tecnologia”) AND (“projeto” OR “desenvolvimento” OR “design” OR “produto”). Foram incluídos na busca artigos, teses e dissertações em português, disponíveis em versão integral e publicadas no período de 2010 a 2020. A análise comparativa dos modelos selecionados se deu pela disposição dos processos em quadros comparativos, para identificar as etapas comuns e mais adequadas ao desenvolvimento de produtos para área da saúde. O resultado final do estudo foi a definição de um modelo metodológico consensual de projeto de produtos para áreas de saúde, representado em um diagrama de processos e etapas. Espera-se que o estudo contribua como um guia auxiliar no desenvolvimento de projetos em atividades voltadas ao ensino tecnológico em saúde, agregando novas tecnologias e integrando conhecimentos multidisciplinares.

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Publicado

22-02-2022

Como Citar

ALVES, J. C. da R.; FALCÃO, L. F. M. .; NORMANDO, V. M. F. Proposição de um modelo consensual de projeto de produtos tecnológicos para área da saúde. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e176122, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1761. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1761. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2021-05-26
Accepted 2022-02-07
Published 2022-02-22