Análise de metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas no COBENGE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1781

Palavras-chave:

Revisão sistemática, Ensino de Engenharia, Distribuição de dados

Resumo

O processo educacional de ensino-aprendizagem no ensino superior apresenta constante evolução, possibilitando diferentes abordagens nas múltiplas áreas do conhecimento. A formação de engenharia civil se pauta no processo de engenhar, solucionar problemas, transformar, planejar, executar projetos e produtos. Decorrente da dinâmica e necessidades de desenvolvimento de competências e níveis cognitivos superiores, metodologias ativas de ensino-aprendizagem podem ser aplicadas para potencializar estas características. Contudo, tais práticas ainda são restritas e pouco conhecidas, sobretudo diante da carência de formação docente. Neste sentido, esta pesquisa qualitativa busca conhecer e analisar experiências nacionais de implantação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem em cursos de engenharia civil. Foram coletados artigos publicados no COBENGE nos últimos 5 anos (2016 a 2020), os quais foram analisados segundo a localização e perfil da instituição de ensino superior, tipo de metodologia ativa utilizada e área da disciplina na engenharia civil. Os resultados demonstraram um grande potencial de desenvolvimento e aplicação destas metodologias, em vista à abrangência nacional das instituições, de seu perfil e às disciplinas ministradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES, R. B.; COSTA, H. N. DA. Abordagem prática no ensino de materiais de construção para engenharia. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

AMORIM, B. C. T. DE; BÖES, J. S. Contribuição de aulas práticas no ensino / aprendizagem de técnicas construtivas?: uma visão do aluno. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

ANJOS, T. D. S. DOS et al. Prática de ensino baseada em aprendizagem ativa: explorando a acessibilidade em alguns espaços da Uneb. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

AQUINO, L. DA S.; CASTRO, R. M.; ARAÚJO, R. L. S. Utilização de videoaulas como estratégia de ensino e aprendizado no nível superior. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

AZEVEDO, P. A. B. DE et al. Avaliação do desempenho acadêmico na introdução do ensino híbrido em uma disciplina do ciclo profissional da engenharia civil. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

BARBIRATO, J. C. C. et al. Aprendizagem ativa do cálculo na engenharia auxiliada por software. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

BARBOSA, A. P. L. et al. Projeto integrador como estratégia de metodologias ativas no ensino de engenharia civil. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Anais [...] Joinville - SC: 2017.

BEDREGAL-ALPACA, N. et al. Aprendizaje basado en investigación y trabajo cooperativo en ingeniería civil: propuesta desde la integración de las TIC. Proceedings of the 18th LACCEI International Multi-Conference for Engineering, Education, and Technology: Engineering, Integration, And Alliances for A Sustainable Development” “Hemispheric Cooperation for Competitiveness and Prosperity on A Knowledge-Bas. Anais [...] Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions, 2020.

BERTÉLI, M. O.; COSTA, C. A.; BERNARDI, C. A. Uma abordagem interdisciplinar para o ensino em engenharia: relato de uma experiência. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, v. 3, n. 4, p. 119–143, 2014.

BRANCO, V. T. C. et al. Avaliação do uso de mídias digitais como ferramenta para desenvolvimento de projetos de graduação (PGs) interdisciplinares em engenharia civil. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

BRASIL. Resolução n° 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. . 2019, p. 1–6.

CAMPOS, L. C. DE; JUNKES, M. B. Percepções dos alunos do curso de engenharia civil da PUC-SP sobre a metodologia PBL aplicada na disciplina mecânica dos corpos rigidos. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

CARNEIRO, I. DOS S. et al. Júri simulado aplicado à engenharia: estratégia de metodologias ativas em foco. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019a.

CARNEIRO, I. DOS S. et al. Projeto integrador aliado à disciplina de estatística e probabilidade. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019b.

CARVALHO, F. A. DE et al. Aprendizagem ativa a partir de competições: concurso de taludes. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

CAVALCANTE, J. S.; BERTINI, A. A. O campeonato de pontes de macarrão: as disputas educativas como ferramenta didática. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

CLÁUDIA, A. et al. Habilidade espacial e colaborativa dos estudantes de engenharia civil: adaptando PBL para o ensino- aprendizagem de geometria descritiva. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Natal - RN: 2016.

COSTA, I. F. DE R.; NETO, A. DE O. C. A pedagogia da construção de maquetes no aprendizado dos conceitos da engenharia: maquete para o estudo de fundações rasas. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

COUTO, A. DO C. S. R. et al. Atividades práticas supervisionadas – APS: uma estratégia pedagógica no curso de engenharia civil da FACEMG. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

CUNHA, M. B. C. DA; MELO, R. A. DE; ARAÚJO, V. B. DE O. Elaboração de revistas em quadrinhos como ferramenta de verificação de ensino-aprendizagem em estradas e transportes e pavimentação. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

FARDO, M. L. A gameficação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE, v. 11, n. 1, p. 1–9, 5 ago. 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41629

FERNANDES, M. A. Desenvolvimento de jogos didáticos como ferramenta de ensino na disciplina de geologia aplicada a engenharia. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

FERREIRA, I. et al. Meios didáticos na engenharia: proposta de uma revista para divulgação de aterro sobre solos moles. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

FONTENELLE, M. A. M. A arte de engenheirar - relato de experiência. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.87320210916

FONTENELLE, M. A. M.; FREITAS, M. DO C. D.; UHMANN, I. M. DE S. Engenheirat – relato de experiência. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

FONTENELLE, M. A. M.; RUSSIELY, T. Aula prática de montagem de uma unidade sanitária de plástico reciclado estudo de caso. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

IGARASHI, M. DE O.; LIMA, M. Z. T. DE; RIGHETTO, A. V. D. Ensino ativo e inclusivo na engenharia: um relato de caso. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 8 abr. 2021.

ISEWAKI, N. T. et al. Adaptação de um protótipo de terra armada para aplicação em uma gincana acadêmica do curso de engenharia civil. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

KLEIN, A.; SUCHARSKI, B.; RESENDE, L. M. M. DE. Proposta de aplicação da metodologia de problem-based learning (PBL) na disciplina de “obras de terra”: curso de engenharia civil. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

KREUTZ, A. W. et al. Análise da aplicação de uma metodologia de aprendizagem ativa para o ensino de pré cálculo. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

KREUTZ, A. W. et al. Desenvolvimento de jogo didático na plataforma processing para uso em atividade de pré-cálculo para engenharias. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

LIMA, G. L. DE et al. O problema dos pórticos?: uma intervenção didática construída para a disciplina de cálculo diferencial integral. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

LOPES, A. F. DE S.; MIRANDA, S. C. F.; RIBEIRO, D. M. DA S. Metodologia motivacional nos meios de ensino/aprendizagem de projeto de infraestrutura viária no curso de engenharia civil. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

LORDELO, S. N. DE B.; BATALHA, L. Aprendizagem na engenharia civil através de projeto interdisciplinar. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

LORENZI, L. S.; MIRON, L. Método inovador de integração entre os cursos de engenharia civil e arquitetura no ensino de graduação para resolução de problemas. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

MASCARENHAS, F. J. R.; OLIVEIRA, A. DE. Relevância do “concurso III - torre de palitos de madeira” para o discente de graduação em engenharia civil. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

MINIKOWSKI, B. et al. Ferramenta de aprendizagem de conceitos de engenharia civil e áreas afins: jogo superinfra. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] 2018.

MORAIS, A. A. C.; CUNHA, P. E. V. Jogo de tabuleiro como recurso didático para o ensino de sistemas urbanos de água e esgoto. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2020.

MOTA, B. C. et al. A Utilização Da Aprendizagem Baseada Em Jogos Para Auxiliar O Processo De Ensino-Aprendizagem Na Área De Infraestrutura De Transportes. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

MOTA, B. C.; OLIVEIRA, F. H. L. DE; BARROSO, S. H. DE A. A ferramenta Kahoot aplicada à disciplina de projeto e construção da superestrutura viária. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

MOTA, D. M. P. et al. Simulação de audiência pública apliacada à engenharia civil: metodologias ativas bem sucedidas. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

PEIXOTO, N. G. DE M.; BARROSO, S. H. DE A.; SILVA, C. A. U. DA. Análise do estilo de aprendizagem de estudantes de engenharia civil e da aplicação de avaliação baseada em projetos em disciplina do curso. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

PINTO, F. D. DE L. et al. Plano de execução de obras: uma metodologia ativa interdisciplinar. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

POISSON, E. et al. Análise da aplicação da metodologia PBL (problem based learning) em uma disciplina inicial dos cursos de engenharia civil. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

RAVIK, A.; KENNEDY, E. Atividades recreativas como parte da metodologia didática no ensino superior aplicadas às disciplinas mecânica dos fluidos e hidráulica. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

ROCHA, A. L.; DUMÊT, T. B. Sala de aula invertida?: estudo de caso na disciplina estruturas de concreto armado III ( concreto protendido ). XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

RODRIGUES, E. G. O. Análise do uso de problem-based learning no ensino de disciplinas de engenharia civil. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Natal - RN: 2016.

RODRIGUES, P. B.; COSTA, S. C. F. E. Aplicação do método ativo de ensino instrução pelos colegas – IPC na disciplina mecânica dos solos II. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

SALOMÃO, Í. L. et al. A interdisciplinaridade na engenharia por meio de um projeto integrador?: uma abordagem prática. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

SANTOS, D. V.; ALMEIDA, G. M. DE; FARIAS, G. É. P. Desafio da ponte de macarrão – experiência do ifce em se tratando do aprendizado de conceitos de comportamento estrutural e construtibilidade. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

SANTOS, D. A. DOS et al. RPG de mesa como ferramenta de ensino nos cursos de engenharia civil: uma forma de levar a realidade do canteiro de obras aos alunos de graduação. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019

SANTOS, D. ALVES DOS et al. EDUCA & AÇÃO: uma metodologia ativa voltada ao curso de engenharia para simular a realidade por meio do jogo. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

SANTOS, E. A. DOS; CARGNIN-STIELER, M.; WEBER, G. A. Do projeto a conclusão da calçada permeável: inovação na formação de engenheiros. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

SANTOS, V. I. D. DOS; LEITE, M. O.; HEINECK, L. F. M. Método de ensino para o dimensionamento de Kanbans com a simulação de uma etapa de obra. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

SANTOS, V. M. M. DOS et al. Team-based learning: uso no ensino da engenharia civil. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Natal - RN: 2016.

SANTOS, E. A.; CARGNIN-STIELER, M.; CARVALHO, K. S. A. Desenvolvimento de piso permeável como estratégia de aprendizagem nos semestres iniciais de engenharia civil. XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Natal - RN: 2016. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/3/anais/anais/161203.pdf.

SANTOS JR, E. et al. Metodologias ativas aplicadas em resistência dos materiais para engenharia civil: projeto estrutural metálico simplificado usando recurso computacional. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

SANTOS, M. S. E; GOMES, A. C. C. Aplicação de método de produção acadêmica audiovisual baseado na educomunicação na engenharia civil. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

SESOKO, V. M.; NETO, O. M. Análise de experiências de problem e project based learning em cursos de engenharia civil. XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] 2014.

SILVA, A. R. G. DA; FONTENELLE, M. A. M. Estudo e elaboração de um exemplar em cordel para o ensino de redes de planejamento para alunos de engenharia civil. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

SILVA, C. S. DA et al. Explorando diferentes abordagens didáticas no primeiro contato dos alunos com geotecnia. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019a.

SILVA, C. S. DA et al. Verificação didática e experimental de conceitos de mecânica dos solos através de modelos físicos. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019b.

SILVA, W. B. DA et al. Produção de material didático pelos alunos?: uma experiência nas aulas de cálculo. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

SILVA, M. C. C. E et al. Análise Comparativa De Duas Ferramentas De Aprendizagem Por Pares Na Disciplina Materiais De Construção Civil. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019c.

SILVA, M. F. P. et al. Interdisciplinaridade em componentes curriculares do departamento de engenharia de transportes por meio da aprendizagem baseada em projetos. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019d.

SILVA, V. J. S.; SILVEIRA, M. V. Uso do peerwise como ferramenta pedagógica nas disciplinas de solos da engenharia civil. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

SILVEIRA, R. N. P. DE O. et al. A dialética entre o ensino de geotecnia para engenharia civil e temas transversais: o uso de jogos de tabuleiros em escolas na amazônia oriental. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

SOARES, S. DE J. et al. O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensinoaprendizagem. XXI Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (21o CIAED). Anais [...] Bento Gonçalves - RS: 2015Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2015/anais/pdf/BD_145.pdf.

SOUZA, L. V. P. DE et al. Aplicação da metodologia PBL no programa de monitoria: manutenção da bancada para estudo de hidrologia. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

SOUZA, M. L. M. DE; COSTA, K. M.; PEREIRA, T. A. DA S. Utilização de projetos de dimensionamento de adutoras e canais na disciplina hidráulica do curso de graduação de engenharia civil. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

STARCK, K. Aprendizagem colaborativa: um método ativo para o ensino de ciências do ambiente. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

STARCK, K.; PINTO, T. T. C. Aprendizagem baseada em problemas adaptada (ABPA): experiência no curso de engenharia civil de uma faculdade privada do estado do Paraná. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

STARCK, K.; SENT, E. L. DEL. Comparativo da utilização de aprendizagem baseada em problemas adaptada (ABPA) no curso de engenharia civil do Unidep. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020. DOI: https://doi.org/10.37702/COBENGE.2020.3352

TAPAJÓS, L. S. et al. Metodologia PBL como alternativa para viabilidade do ensino no contexto de pandemia da Covid-19. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Evento On-line: 2020.

TEIXEIRA, R. L. P. et al. Engenharia e meio ambiente – aplicabilidade de metodologias ativas de aprendizagem em pesquisas de iniciação científica. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5472023012

TIBONI, G. R. et al. Metodologias ativas?: experiências na disciplina de mecânica das estruturas II na UFPR. XLVII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e II Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Fortaleza - CE: 2019.

TREVISAN, D.; AQUINO, H. R. Aplicação do método de ensino peer instruction no curso de engenharia civil em disciplinas de cálculo estrutural. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

TSAI, M.-H. A Peer Review System for BIM Learning. Sustainability, v. 11, n. 20, p. 5747, 17 out. 2019. DOI: https://doi.org/10.3390/su11205747

ZAGO, V. C. P. et al. Revisão sistemática sobre o uso de metodologias ativas nos cursos de engenharias no Brasil. XLVIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e III Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENG. Anais [...] Evento On-line: 2020.

ZAGO, V. C. P.; COSTA, E. R. H. DA; BARROS, R. T. DE V. Utilização de metodologias ativas e interdisciplinaridade no ensino das engenharias - relato de experiências de duas instituições de ensino superior. XLVI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) e I Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da ABENGE. Anais [...] Salvador - BA: 2018.

ZAMBIASI, C. A. et al. Análise da aplicação de gamificação na disciplina de projeto de estrada e vias urbanas. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

ZORZAN, L. G. et al. Competições no ensino da engenharia geotécnica: a experiência do desafio de taludes da UFPR. XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE). Anais [...] Joinville - SC: 2017.

Downloads

Publicado

03-05-2022

Como Citar

DACIOLO, L. V. P. Análise de metodologias ativas de ensino-aprendizagem abordadas no COBENGE. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e178122, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1781. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1781. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2021-09-27
Accepted 2022-04-19
Published 2022-05-03