A Pesquisa-ação e o design de jogos
uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1806Palavras-chave:
Técnicas de Ensino-Aprendizagem, Técnicas de Pesquisa, Pesquisa-ação, Jogos PedagógicosResumo
O presente artigo tem como objetivo delinear uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais a partir das interconexões existentes entre o método da pesquisa-ação e o design de jogos, com a consideração de metodologias já descritas na literatura sobre a concepção e desenvolvimento dos referidos produtos. Este trabalho apresenta como resultado um roteiro básico que pode ser seguido por pesquisadores que buscam construir produtos educacionais de modo compartilhado com os sujeitos implicados na pesquisa, segundo as diretrizes típicas de uma pesquisa-ação. O referido roteiro foi construído a partir das observações e do aporte teórico do trabalho realizado por Silva (2020) em sua pesquisa de mestrado. Espera-se, com isso, suscitar discussões que aprimorem de modo contínuo as metodologias de elaboração de produtos educacionais.
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