A Pesquisa-ação e o design de jogos

uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1806

Palavras-chave:

Técnicas de Ensino-Aprendizagem, Técnicas de Pesquisa, Pesquisa-ação, Jogos Pedagógicos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo delinear uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais a partir das interconexões existentes entre o método da pesquisa-ação e o design de jogos, com a consideração de metodologias já descritas na literatura sobre a concepção e desenvolvimento dos referidos produtos. Este trabalho apresenta como resultado um roteiro básico que pode ser seguido por pesquisadores que buscam construir produtos educacionais de modo compartilhado com os sujeitos implicados na pesquisa, segundo as diretrizes típicas de uma pesquisa-ação. O referido roteiro foi construído a partir das observações e do aporte teórico do trabalho realizado por Silva (2020) em sua pesquisa de mestrado. Espera-se, com isso, suscitar discussões que aprimorem de modo contínuo as metodologias de elaboração de produtos educacionais.

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Biografia do Autor

Fábio Francisco de Almeida Castilho, Instituto Federal de Alagoas

Professor de História do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro. Possui graduação em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), mestrado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Pós-doutorado em História pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Educação Profissional (PROFEPT), Edital n. 02/2017, Rede Nacional, Polo Maceió. Membro dos grupos de pesquisa GEPEPT e GENTELLI. Coordenador do projeto Perspectivas do Ensino Integrado e a elaboração de Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica. Tem experiência na área de História e Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino e elaboração de Produtos Educacionais para a Educação Profissional e Tecnológica; Transição da mão de obra, Elites Políticas, Republicanismo.

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Publicado

11-03-2022

Como Citar

SILVA, C. F. da; CASTILHO, F. F. de A. A Pesquisa-ação e o design de jogos: uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e180622, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1806. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1806. Acesso em: 30 abr. 2024.