A Pesquisa-ação e o design de jogos
uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1806Palabras clave:
Técnicas de Ensino-Aprendizagem, Técnicas de Pesquisa, Pesquisa-ação, Jogos PedagógicosResumen
O presente artigo tem como objetivo delinear uma proposta metodológica para o desenvolvimento de produtos educacionais a partir das interconexões existentes entre o método da pesquisa-ação e o design de jogos, com a consideração de metodologias já descritas na literatura sobre a concepção e desenvolvimento dos referidos produtos. Este trabalho apresenta como resultado um roteiro básico que pode ser seguido por pesquisadores que buscam construir produtos educacionais de modo compartilhado com os sujeitos implicados na pesquisa, segundo as diretrizes típicas de uma pesquisa-ação. O referido roteiro foi construído a partir das observações e do aporte teórico do trabalho realizado por Silva (2020) em sua pesquisa de mestrado. Espera-se, com isso, suscitar discussões que aprimorem de modo contínuo as metodologias de elaboração de produtos educacionais.
Descargas
Métricas
Citas
AUSUBEL, David Paul. Educacional Psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.
BARATO, Jarbas Novelino. Conhecimento, trabalho e obra: uma proposta metodológica para a Educação Profissional. B. Téc. Senac: a R. Educ. Prof, v. 34, n. 3, p. 4–15, 2008. Disponível em: http://www.bts.senac.br/index.php/bts/article/view/262. Acesso em: 10 fev. 2022.
BARBIER, René. A pesquisa-ação. Trad. Lucie Didio. Brasília: Liber Livro, 2002.
BEZERRA, Ada Augusta Celestino; TANAJURA, Laudelino Luiz Castro. Pesquisa-ação sob a ótica de René Barbier e Michel Thiollent: aproximações e especificidades metodológicas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 07, n. 13, p.10-23, jan.-jun. 2015. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/408/pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
CRAWFORD, Chris. The Art of Computer Game Design: Reflections of a Master Game Designer. Osborne/McGraw Hill, 1984.
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo Focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.
GRAESSER, A. et al. Deep Learning and Emotion in Serious Games. In: RITTERFELD, U.; CODY, M.; VORDERER, P. (Ed.). Serious games: Mechanisms and effects. Nova Iorque: Routledge, 2009. p. 83-97.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de São Paulo, Editora Perspectiva, 1971.
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Regulamento Geral do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Vitória, 2018. 11p. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/regulamentoprofept/regu. Acesso em: 01 fev. 2022.
KAPP, Karl M. The Gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer. Hoboken, NJ. 2012. DOI: https://doi.org/10.1145/2207270.2211316
PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. (2018). Considerações do planejamento da gamificação de uma disciplina no curso de Pedagogia. In: FOFONCA, E.; BRITO, G. S.; ESTEVAM, M.; CAMAS, N. P. V. Metodologias pedagógicas inovadoras: contextos da educação básica e da educação superior. 1ed. Curitiba: Editora IFPR, 2018, v. 1, p. 77-87. Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/E-book-MetodologiasPedag%C3%B3gicas-Inovadoras-V.1_Editora-IFPR-2018.pdf. Acesso em: 10 fev. 2022.
PRENSKY, M. Aprendizagem baseada em jogos digitais. São Paulo: Senac, 2012.
MICHAEL, David; CHEN, Sande. Serious games: Games that educate, train, and inform. Muska & Lipman/Premier-Trade, 2005.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. 2ª ed. ampl. [reimpr.]. São Paulo: E.P.U., 2017.
MURCIA, Juan Antonio Moreno. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005. 173p.
SCHELL, Jesse. The Art of Game Design: A Book of Lenses. Florida: Crc Press, 2008. 520 p. DOI: https://doi.org/10.1201/9780080919171
SILVA, Carlos Faria da. Construção de um serious game para abordagem de noções de direito do trabalho no contexto da educação profissional tecnológica 2020. 229 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Alagoas, Maceió, 2020. Disponível em: https://www2.ifal.edu.br/profept/dissertacoes/arquivos-das-dissertacoes-profept/VersoDefintiva_comFichaCatalogrfica.pdf. Acesso: 10 fev. 2022.
SILVA, C. F.; CASTILHO, F. F. A.. Tripalium: noções de direito do trabalho para a Educação Profissional e Tecnológica. 2020. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo Educacional (Serious Game). Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/570107. Acesso em: 10 fev. 2022.
SILVA, Keila Crystyna Brito e; SOUZA; Ana Cláudia Ribeiro de. MEPE: metodologia para elaboração de produto educacional, 2018. Disponível em: http://repositorio.ifam.edu.br/jspui/handle/4321/355. Acesso em: 10 fev. 2022.
SUSI, Tarja; JOHANNESSON, Mikael; BACKLUND Per. Serious Games – an overview. Technical Report HS-IKI-TR-07-001.School of Humanities and Informatics, University of Sk ?ovde: Sk ?ovde, 2007. Disponível em: http://www.divaportal.org/smash/get/diva2:2416/FULLTEXT01.pdf. Acesso em: 08 fev. 2022.
THIOLLENT, Michel. Os desafios da pesquisa-ação em educação. 2020. (2:10:48). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=b6DgMWy9mX4. Acesso em: 10 fev. 2022.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
TRIPP, David. Pesquisa ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3. São Paulo, set./dez. 2005, p. 443-466. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
ZIMMERMAN, Eric; SALEN, Katie. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. São Paulo: Blucher, 2012. v. 1.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.