Formação docente para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1826

Palavras-chave:

Educação Especial, Autismo, Formação de Professores

Resumo

Neste artigo são apresentados e discutidos os resultados da pesquisa desenvolvida com o objetivo de promover ação de formação continuada voltada aos docentes, utilizando vídeos como ferramenta de mediação do processo de formação dos agentes educativos, no intuito de facilitar o processo inclusivo do aluno com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no contexto da EPT (Educação Profissional e Tecnológica) nos cursos do Ensino Médio Integrado. Os participantes da pesquisa foram os docentes que atuam junto aos alunos com TEA nos cursos técnicos integrados ao ensino médio ofertados pelo IFSP e os membros do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especificas (NAPNE). A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de questionário e realização de uma roda de conversa. A análise dos dados, por sua vez, contou com técnica de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo permitiram identificar a formação continuada como um elemento indissociável à prática da inclusão na EPT, demonstrando que uso de vídeos pode otimizar as ações de formação permitindo ampla acessibilidade dos participantes e a ampliação dos espaços de formação para além ambiente institucional.

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Biografia do Autor

Marli de Figueiredo Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Letras - Português e Espanhol pelo Centro Universitário de Votuporanga (2011) e graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos e produção textual.

Rodrigo Palucci Pantoni , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui Bacharelado em Ciência da Computação (2000), Licenciatura em Matemática (2012), Mestrado em Engenharia Mecânica (2006) e Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação (2012).
É professor em regime de dedicação exclusiva (RDE) desde 2010 no IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) - Câmpus Sertãozinho - SP, onde leciona no curso de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e no Mestrado ProfEPT. É credenciado como docente permanente no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu Profissional em Educação Profissional e Tecnológica no IFSP, atuando principalmente no seguinte tema: Organização e Memórias dos Espaços Formais e Não Formais em EPT.

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Publicado

09-06-2022

Como Citar

BEZERRA, M. de F.; PANTONI , R. P. Formação docente para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e182622, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1826. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1826. Acesso em: 6 out. 2024.
Received 2021-09-02
Accepted 2022-06-03
Published 2022-06-09