Consumo consciente de energia elétrica: uma ação reflexiva com alunos da rede pública de ensino de Alta Floresta-MT e Sorriso-MT
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.197Palavras-chave:
Matriz energética. Recursos energéticos. Consumo consciente.Resumo
A preocupação do governo com sua matriz energética fica nítida quando comparamos a matriz energética nacional com a mundial. Realizaram-se inúmeras ações nos últimos anos com a finalidade de expandir a produção de energias renováveis. O Brasil destaca-se no pela ampla utilização de energia elétrica proveniente de hidroelétricas, mas a demanda energética do país elevou-se nos últimos anos, sendo necessária conscientizar a população para um uso racional dos recursos disponíveis. Este trabalho visou sensibilizar a comunidade sobre o uso consciente dos recursos energéticos, através de oficinas com alunos da rede pública de ensino dos municípios de Alta Floresta – MT e de Sorriso – MT. Propiciando, a capacidade de identificar gastos energéticos e de repensar seu consumo. As oficinas foram acompanhadas de questionários para verificar conhecimentos prévios sobre o assunto abordado. Posteriormente, os participantes das atividades responderam outro questionário com a finalidade de se verificar o que foi aprendido e praticado.
Downloads
Métricas
Referências
ALVAREZ, A. L. M. Uso Racional e Eficiente de Energia Elétrica: Metodologia Para a Determinação dos Potenciais de Conservação dos Usos Finais em Instalações de Ensino Similares. 1998. 183 f. Dissertação (Mestrado em engenharia) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.
BRASIL. Empresa de Pesquisa Energética, nota técnica DEA 16/11, Projeção da demanda de energia elétrica para os próximos 10 anos (2012 – 2021), Rio de Janeiro, 2011.
FALAVIGNA, D. L. M.; GUILHERME, A. L. F.; ARAÚJO, S. M. D.; PUPULIM, A. R. T.; DIAS, M. L. G. G.; MARCONDES, N. R. Formação de agentes multiplicadores em doenças parasitárias. Revista Brasileira Analise Clínica, Rio de Janeiro, v. 1, n. 32, p. 53-55, 2000.
LUNKES, M. J. Estudo da reconstrução do conhecimento dos alunos por meio de investigação: o consumo de energia elétrica nos aparelhos residenciais. 2010. 89 f. Dissertação (Mestrado em educação em ciências e matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: <http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/3380/1/424034.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2017.
MAGNANI, J. G. C. O velho e bom caderno de campo. Revista Sexta Feira, São Paulo, v. 1, p. 8-12, 1997. Disponível em: <http://nau.fflch.usp.br/sites/nau.fflch.usp.br/files/upload/paginas/o%20velho%20e%20bom%20caderno_de_campo.pdf>. Acesso em: 30 dez. 2016.
MENEZES, C. M. V. M. C. Educação Ambiental: a criança como um agente multiplicador, 2012, 46 f. Monografia (MBA em Gestão Ambiental e práticas de sustentabilidade) – Escola de Engenharia de Mauá do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, São Caetano do Sul, 2012. Disponível em: <http://maua.br/files/monografias/completo-educacao-ambiental-crianca-como-agente-multiplicador-280830.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.
PRIEDOLS, E.; PRIEDOLS, H. H.; MESQUITA, M. V. Universidade sustentável: proposta para (trans)formação de agentes multiplicadores em educação ambiental. REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande do Sul, v. 23, out. 2013. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/remea/article/view/3968/2365>. Acesso em: 06 jan. 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2017-09-19
Published 2017-12-31