Consumo consciente de energia elétrica: uma ação reflexiva com alunos da rede pública de ensino de Alta Floresta-MT e Sorriso-MT

Autores

  • Marcelo Luiz da Silva Instituto Federal de Mato Grosso
  • Alessandro dos Santos Goes Instituto Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.197

Palavras-chave:

Matriz energética. Recursos energéticos. Consumo consciente.

Resumo

A preocupação do governo com sua matriz energética fica nítida quando comparamos a matriz energética nacional com a mundial. Realizaram-se inúmeras ações nos últimos anos com a finalidade de expandir a produção de energias renováveis. O Brasil destaca-se no pela ampla utilização de energia elétrica proveniente de hidroelétricas, mas a demanda energética do país elevou-se nos últimos anos, sendo necessária conscientizar a população para um uso racional dos recursos disponíveis. Este trabalho visou sensibilizar a comunidade sobre o uso consciente dos recursos energéticos, através de oficinas com alunos da rede pública de ensino dos municípios de Alta Floresta – MT e de Sorriso – MT. Propiciando, a capacidade de identificar gastos energéticos e de repensar seu consumo. As oficinas foram acompanhadas de questionários para verificar conhecimentos prévios sobre o assunto abordado. Posteriormente, os participantes das atividades responderam outro questionário com a finalidade de se verificar o que foi aprendido e praticado.

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Biografia do Autor

Marcelo Luiz da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

Professor de física

Mestre em Ensino de Ciências - IF/UFMT

Doutorando em Educação em cíências e matemática - REAMEC

Alessandro dos Santos Goes, Instituto Federal de Mato Grosso

Professor de Matemática

Especialista em Neuropsicopedagogia e educação especial inclusiva

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

SILVA, M. L. da; GOES, A. dos S. Consumo consciente de energia elétrica: uma ação reflexiva com alunos da rede pública de ensino de Alta Floresta-MT e Sorriso-MT. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 06, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i06.197. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/197. Acesso em: 6 maio. 2024.
Received 2017-02-09
Accepted 2017-09-19
Published 2017-12-31