Software Geogebra: uma ferramenta na prática docente para o ensino dos números complexos no ensino médio

Autores

  • Isabel do Socorro Lobato Beltrão Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Cláudio Barros Vítor Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
  • Ierecê dos Santos Barbosa Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.207

Palavras-chave:

Práticas docentes. Tecnologia. Números complexos. Geogebra.

Resumo

Neste trabalho, descrevemos resultados de um estudo sobre utilização do software Geogebra como ferramenta auxiliar do professor no ensino dos números complexos. Os dados foram coletados a partir do desenvolvimento de atividades na disciplina Matemática, oferecida a alunos do 3o ano do Ensino Médio numa escola pública de Parintins/Amazonas. Teve objetivo estimular a aprendizagem dos estudantes em relação à conceitos matemáticos, plano de Argand Gauss e demonstrações dos complexos. Os resultados indicam necessidade de utilização dos softwares matemáticos de forma contínua nas aulas, como forma de ensinar conteúdos numa lógica que integre teoria e prática no ensino. A utilização do Geogebra possibilitou ao aluno o uso de estratégias, levando-o a se envolver nas aplicações matemáticas, desenvolvendo e aprimorando habilidades do raciocínio lógico e ao professor, oportunidade de criar ambiente de aula em que a comunicação foi benéfica, propiciando momentos de interação, trocas de experiências e discussões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isabel do Socorro Lobato Beltrão, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduada em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestra em Educação em Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática  (REAMEC), Polo Acadêmico UEA. Professora no Centro de Estudos Superiores de Parintins. Universidade do Estado do Amazonas (CESP/UEA).

 

 

Cláudio Barros Vítor, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo Acadêmico UEA. Professor na Escola Normal Superior. Universidade do Estado do Amazonas (ENS/UEA). Av. Djalma Batista, 3578, Flores, CEP: 69.050-010, Manaus, AM, Brasil.

Ierecê dos Santos Barbosa, Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Psicanalista clínica. Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Centro Universitário do Norte (UNINORTE). Professora do doutorado em Rede em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Polo Acadêmico UEA. Endereço para correspondência: Av. Djalma Batista, 3578, Flores, CEP: 69.050-010, Manaus, AM, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos PCNs. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: SEMTEC, 2002.

CHAGAS, A. S. O Geogebra como ferramenta de auxílio no ensino de vetores no ensino médio. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2014.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução de ROCHA, L. O. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DREYFUS, T. Advanced Mathematical Thinking Processes. In: Advanced Mathematical Thinking, Edited by TALL, David, Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1991.

FANTI, E. L. C. Utilizando o software Geogebra no ensino de certos conteúdos matemáticos, In: Bienal da Sociedade Brasileira de Matemática, 5., 2010, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2010, p. 1-18.

FONSECA, L. A. M. Metodologia científica ao alcance de todos. 3. ed. Manaus: Valer, 2008.

GEOGEBRA, Software de Matemática Dinâmica. Disponível em: <https://www.geogebra.org>. Acesso em 16 nov. 2015.

GIRALDO, V. Integrando Geometria e Funções: Gráficos dinâmicos. Revista do Professor de Matemática (RPM), São Paulo, v.30, n. 79, p. 39 – 46, 3o quadrimestre, 2012.

GOULART, J. B. O estudo da equação ax² + cxy + dx + ey + f = 0 utilizando o software Grafeq: uma proposta para o Ensino Médio. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. A. Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. Informática na Educação: teoria & prática, v. 1, n. 2, 1998.

HOHENWARTER, M. Geogebra Quickstart. Guia Rápido de Referência sobre o Geogebra. v. 20, n. 08, 2013. Disponível em: . Acesso em: 22 do out. 2016.

MONTEIRO, M. S.; CERRI, C. História dos Números Complexos. Centro de Aperfeiçoamento de Ensino de Matemática (CAEM). São Paulo: Instituto de Matemática e Estatística da USP, 2001.

OLIVEIRA, C. N. C. Números Complexos: Um estudo dos registros de representação e de aspectos gráficos. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2010.

PAES, L. A. A. Números complexos: uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

ROQUE, T.; DE CARVALHO, J. B. P. Tópicos de História da Matemática. Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Rio de Janeiro, 2012.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SOUZA JUNIOR, J. C. Introdução ao Geogebra. Universidade Federal de Alfenas; Unifal, MG. ago. 2010.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

BELTRÃO, I. do S. L.; VÍTOR, C. B.; BARBOSA, I. dos S. Software Geogebra: uma ferramenta na prática docente para o ensino dos números complexos no ensino médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.207. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/207. Acesso em: 29 mar. 2024.
Received 2017-02-12
Accepted 2017-06-14
Published 2017-06-30