O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional?

Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v8.2114

Palavras-chave:

Produto educacional, Pós-Graduação Stricto Sensu, Ensino

Resumo

O Processo/Produto Educacional é um tema recorrente nas discussões em torno dos Programas de Pós-Graduação da modalidade Profissional da Área de Ensino, dada a necessidade de aprofundar a compreensão sobre o tema, melhor encaminhar a formação dos pós-graduandos e atender aos critérios de qualidade da CAPES. Neste artigo, temos por objetivo apresentar uma discussão conceitual sobre produto educacional destacando dois aspectos fundamentais: i) em qual contexto o produto educacional está contido; e ii) o que o produto contém considerando os fundamentos de sua concepção. A discussão está fundamentada na produção do Grupo de Trabalho de Processo/Produtos Educacionais e Doutorado Profissional formado durante o Seminário de Meio Termo da Área de Ensino de 2019, o documento da Área 46-Ensino de 2019, o Relatório sobre Produção Tecnológica da CAPES de 2019, assim como em outros referenciais que aportam contribuições significativas para o tema. Considera também a experiência obtida a partir das primeiras bancas de qualificação e defesa de tese dos doutorados profissionais. Como resultado direto deste trabalho, esperamos contribuir para o aprimoramento do processo de concepção dos produtos educacionais no contexto dos programas da modalidade profissional da Área de Ensino.

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Biografia do Autor

Andréa Pereira Mendonça, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (1997), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande (2010). É professora do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (IFAM) desde 1998. Na graduação, é professora do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS). Na Pós-Graduação, é professora e coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (MPET). É líder do grupo de pesquisa Investigação sobre Recursos e Práticas de Ensino. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software. Realiza pesquisas com foco em Educação em Engenharia de Software, Aprendizagem de Programação, Metodologias e Ferramentas para resolução de problemas e desenvolvimento do Pensamento Computacional.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

MENDONÇA, A. P.; RIZZATTI , I. M.; RÔÇAS , G.; FARIAS , M. S. F. de. O que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? : Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino . Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 8, n. :, p. e211422, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.2114. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2114. Acesso em: 29 abr. 2024.
Received 2022-10-31
Accepted 2022-11-21
Published 2022-11-28