Mapas conceituais e questionários: uso ferramentas de avaliação do ensino em ações de extensão
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.224Palavras-chave:
Farinha de peixe. Extensão. Mapa conceitual.Resumo
A integração de ensino, pesquisa e extensão constitui-se um modelo didático eficiente nas ciências agrárias. Alunos finalistas do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros acompanharam o processo tradicional de produção de farinha de peixe na Comunidade Rural Nossa Senhora do Desterro (Parintins, Amazonas) e, após a observação das falhas inerentes ao processo, os estudantes ministraram oficina de boas práticas na manipulação de alimentos, otimizando o processo produtivo tradicional e incrementando os conhecimentos técnicos acerca dos subprodutos de pescado, higiene e manipulação de alimentos. Para fins de avaliação da eficiência da atividade de extensão foram utilizadas ferramentas de avaliação do ensino (mapa conceitual e questionários utilizando modelo da escala Likert). Os resultados indicam que a troca e interação dos conhecimentos técnico e cultural contribuem para consolidação da estrutura cognitiva do aluno, devido à significação do conhecimento adquirido e a consolidação do conhecimento prévio sobre o tema.
Downloads
Métricas
Referências
AGUIAR, J. G. de; CORREIA, P. R. M. Como fazer bons mapas conceituais? Estabelecendo parâmetros de referências e propondo atividades de treinamento. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 13, n. 2, 2013.
ALVES, J. J. de M. Contribuições da Cadeia Produtiva do Mel para o Ensino de Apicultura no Instituto Federal de Alagoas - Campus Satuba. 2010, 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2010.
CENTURION, E. F. Análise do potencial formativo da extensão rural para alunos do bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal do Mato Grosso, Campus São Vicente. 2013, 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
COELHO, P. S.; ESTEVES, S. P. The choice between a five-point and a ten-point scale in the framework of customer satisfaction measurement. International Journal of Market Research, London, v. 49, n. 3, p. 313-339, 2007.
CORREIA, P. R. M; VALLE; B. X. D.; ROMANO JR. J. G.; SILVA, A. C. D. Mapas Conceituais como ferramenta de avaliação: desafios e possibilidades e mudanças na sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 7., 2009, Florianópolis. Anais..., Florianópolis, 2009, 12 p. ISSN: 21766940.
CUMMINS, R. A.; GULLONE, E. Why we should not use 5-point Likert scales: the case for subjective quality of life measurement. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON QUALITY OF LIFE IN CITIES, 2000, Singapura. Anais… Singapura, Universidade Nacional de Sigapura, 2000.
DAWES, J. Do data characteristics change according to the number of scale points used? An experiment using 5-point, 7-point and 10-point scales. International journal of market research, v. 50, n. 1, p. 61-77, 2008.
FRANÇA JUNIOR, A. Influência do fracionamento no destilado para a otimização da produção da cachaça de alambique: uma prática pedagógica no processo produtivo. 2008. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
GARCIA, N. Entrevista I. [fev. 2016]. Entrevistador: Rogério Ferreira Nakauth. Comunidade Nossa Senhora do Desterro, Parintins, 2016. 1 arquivo mp4 (17m56s).
GARCIA, N. Entrevista II. [fev. 2016]. Entrevistador: Rogério Ferreira Nakauth. Comunidade Nossa Senhora do Desterro, Parintins, 2016. 1 arquivo mp4 (4m44s).
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS. 2012. Projeto Politico Pedagógico do Curso Técnico de nível médio em Recursos Pesqueiros na forma Subsequente. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas/ Campus Tabatinga – Reitoria, 2012, 124 p.
JESUS, R.; ALMEIDA, J. C. Concentrado Protéico de Pescado. In: Tecnologia do Pescado - Ciência, Tecnologia, Inovação e Legislação. São Paulo: Editora Atheneu, 2011. p. 81-385.
KRUMMENAUER, W. L. Mapas conceituais como instrumentos de avaliação em uma disciplina de Física no curso de Engenharia de Produção. Revista Espaço Acadêmico, n. 131, 2012.
MOITA, F. M. G. S. C.; ANDRADE, F.C.B. Ensino-Pesquisa-Extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 41, 2009.
MOREIRA, M. A. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 1999.
MOREIRA, M. A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa (concept maps and meaningful learning). Aprendizagem significativa, organizadores prévios, mapas conceituais, digramas V e Unidades de ensino potencialmente significativas, p. 41, 2012.
NOVAK, J. D. Understanding the learning process and effectiveness of teaching methods in the classroom, laboratory and field. Science Education, Hoboken, New Jersey, v. 61, n. 4, p. 453-477, 1977.
PACHECO, E. (Org.). Institutos Federais uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasilia/São Paulo: Fundação Santillana – Editora Moderna, 2011. 122 p.
PACHECO, S. M. V.; DAMASIO, F. Mapas conceituais e diagramas V: ferramentas para o ensino, a aprendizagem e a avaliação no ensino técnico. Ciências & Cognição, v. 14, n. 2, p. 166-193, 2009.
PERASSINOTO, M. G. M.; BORUCHOVITCH; BZUNECK, J. A. Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos do Ensino Fundamental. Avaliação Psicológica, São Paulo, v. 12, n. 3, p. 351-359, 2013.
PEREIRA, M. N. G. de L. Avaliação da aprendizagem: desenvolvimento de atividades de um projeto com umbu-cajá aplicado no curso técnico em agroindústria do IFET-CE, Campus Iguatu. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2010.
RUIZ-MORENO, L.; SONZOGNO, M. C.; BATISTA, S. H. da S.; BATISTA, N. A. Mapa conceitual: Ensaiando critérios de análise. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 453-463, 2007.
SANTOS, J. C. Participação ativa e efetiva do aluno no processo ensino-aprendizagem como condição fundamental para a construção do conhecimento. 2002, 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.
SCOARIS, R. C. de O.; BENEVIDES-PEREIRA, A. M. T.; SANTIN-FILHO, O. Elaboração e validação de um instrumento de avaliação de atitudes frente ao uso de história da ciência no ensino de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, n. 3, 2009.
SILVA JUNIOR, S. D.; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de marketing, opinião e mídia [online]. São Paulo, v. 15, p. 1-16, outubro, 2014. ISSN: 1217-0123.
SILVA, L. R. da. Promoção do desenvolvimento rural através da agregação de valor na produção de banana, uma atividade de ensino e de extensão na EAF-Iguatu-Ceara. 2009. 62 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2009.
SILVA, P. C. D.; SHITSUKA, R.; MORAIS, G. R. Estratégias de Ensino/Aprendizagem em Ambientes Virtuais: Estudo Comparativo do Ensino de Língua Estrangeira no Sistema EaD e Presencial. Revista da Associação Brasileira de Educação a Distância, São Paulo, v. 12, p.11-25, 2013.
TAVARES, R. Construindo mapas conceituais. Ciências & Cognição. v. 12, p.72-85, 2007.
VIEIRA, K. M.; DALMORO, M. Dilemas na Construção de Escalas Tipo Likert: o Número de Itens e a Disposição Influenciam nos Resultados? In: Encontro da ANPAD, 32, 2008, Rio de Janeiro. Anais..., Rio de janeiro, ANPAD, 2008.
YANO, E. O.; AMARAL, C. L. C. Mapas conceituais como ferramenta facilitadora na compreensão e interpretação de textos de química. Experiências em Ensino de Ciências. v. 6, n. 3, p. 76-86, 2011.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2017-08-16
Published 2017-12-31