Mapas conceituais e questionários: uso ferramentas de avaliação do ensino em ações de extensão
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i06.224Palabras clave:
Farinha de peixe. Extensão. Mapa conceitual.Resumen
A integração de ensino, pesquisa e extensão constitui-se um modelo didático eficiente nas ciências agrárias. Alunos finalistas do Curso Técnico em Recursos Pesqueiros acompanharam o processo tradicional de produção de farinha de peixe na Comunidade Rural Nossa Senhora do Desterro (Parintins, Amazonas) e, após a observação das falhas inerentes ao processo, os estudantes ministraram oficina de boas práticas na manipulação de alimentos, otimizando o processo produtivo tradicional e incrementando os conhecimentos técnicos acerca dos subprodutos de pescado, higiene e manipulação de alimentos. Para fins de avaliação da eficiência da atividade de extensão foram utilizadas ferramentas de avaliação do ensino (mapa conceitual e questionários utilizando modelo da escala Likert). Os resultados indicam que a troca e interação dos conhecimentos técnico e cultural contribuem para consolidação da estrutura cognitiva do aluno, devido à significação do conhecimento adquirido e a consolidação do conhecimento prévio sobre o tema.
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Aceptado 2017-08-16
Publicado 2017-12-31