Os saberes docentes para a formação de professores da educação profissional e tecnológica

Autores

  • Fernanda Rebeca Araújo da Silva
  • Alessandra Tomé Campos
  • Ana Cláudia Ribeiro de Souza
  • Davi Avelino Leal
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.23

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores.

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir que saberes têm sido evidenciados como necessários à formação docente para o ensino, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para as discussões foram utilizados com referências principais os estudos de Mancebo (2011), Moura (2008), Manfredi (2002) e Machado (2002).Tais estudos mostraram que a EPT lida com saberes específicos que precisam ser tratados na formação de professores, tendo em vista o ensino nesta modalidade.O estudo foi organizado em duas seções: a primeira trata do panorama nacional da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica; a segunda aborda os saberes para a docência nesta educação. Os resultados do estudo permitiram apontar alguns saberes como necessários à EPT; bem como considerar que não é possível elencartais saberes como se fossem estanques, mas sim evidenciá-los como possibilidade de reflexão e aprofundamento de estudo.  

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Referências

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Publicado

22-05-2015

Como Citar

ARAÚJO DA SILVA, F. R.; CAMPOS, A. T.; DE SOUZA, A. C. R.; LEAL, D. A.; AZEVEDO, R. O. M. Os saberes docentes para a formação de professores da educação profissional e tecnológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 1, n. 01, 2015. DOI: 10.31417/educitec.v1i01.23. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/23. Acesso em: 7 maio. 2024.