Os saberes docentes para a formação de professores da educação profissional e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.23Palavras-chave:
Saberes Docentes, Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores.Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir que saberes têm sido evidenciados como necessários à formação docente para o ensino, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para as discussões foram utilizados com referências principais os estudos de Mancebo (2011), Moura (2008), Manfredi (2002) e Machado (2002).Tais estudos mostraram que a EPT lida com saberes específicos que precisam ser tratados na formação de professores, tendo em vista o ensino nesta modalidade.O estudo foi organizado em duas seções: a primeira trata do panorama nacional da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica; a segunda aborda os saberes para a docência nesta educação. Os resultados do estudo permitiram apontar alguns saberes como necessários à EPT; bem como considerar que não é possível elencartais saberes como se fossem estanques, mas sim evidenciá-los como possibilidade de reflexão e aprofundamento de estudo.
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