Currículo Integrado: pensando o ensino integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.245Palavras-chave:
Currículo integrado. Educação básica. Educação profissional. Transdisciplinaridade.Resumo
O presente texto tem por objetivo refletir acerca da articulação existente entre a educação básica e a profissional nos institutos federais e, especialmente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, nos baseamos metodologicamente em um estudo bibliográfico e documental. Analisa-se a legislação da educação profissional no Brasil e no IFRS, pautando-se em autores que se ocupam com o estudo da temática. Assim, em um primeiro momento esboçamos sobre a educação profissional no Brasil, direcionando o olhar para a constituição do ensino integrado. Em um segundo momento, avaliamos a alternância entre a integração e a concomitância e a transdisciplinaridade. Conclui-se que há experiências exitosas que articulam práticas pedagógicas bem-sucedidas com formação humana e técnica, mas persistem resistências evidentes que dificultam a integração entre disciplinas. O papel da escola é valorizar a integração curricular sintonizada com o mundo do trabalho e o contexto regional.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.
______. Decreto no 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 42 da Lei Federal no 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 abr. 1997. Seção 1, p. 7760.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC: SEB, 2000.
______. Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do artigo 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Seção 1, p. 18.
______. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento base. MEC: SETEC. Brasília, dez. 2007.
______. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.
CÊA, Georgia Sobreira dos Santos (Org.). O estado da arte da formação do trabalhador no Brasil. Pressupostos e ações governamentais a partir dos anos 1990. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007.
CIAVATTA, Maria. A Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83-105.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marlise. Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
HANNECKER, Lenir. A. Compreensão de currículo na Educação Profissional: possibilidades e tensões do Ensino Médio Integrado. Saarbrücken, Alemanha: CEA – Novas Edições Acadêmicas, 2016, 202 p.
MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergencial. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.
MORIN, Edgar. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.
NÓVOA, Antonio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: LESSARD, Claude; TARDIF, Maurice (Orgs.). O ofício do professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 217-33.
PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p.106-27.
SANTOMÉ, Jurjo Torres; SCHILLING, Cláudia. Globalização e Interdisciplinariedade: o Currículo Integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1998.
SANTOS, Akiko (Org.) Educação Transdisciplinar: Métodos Interativos. Obstáculos Estruturais-Conceituais. Campinas: Editores Autores Associados, 2010.
SANTOS, Fernanda Pereira. Ensino médio integrado ao técnico: uma análise da disciplina matemática. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2017-06-16
Published 2017-06-30