Currículo Integrado: pensando o ensino integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil

Autores

  • Ana Sara Castaman Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão
  • Lenir Antonio Hannecker Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.245

Palavras-chave:

Currículo integrado. Educação básica. Educação profissional. Transdisciplinaridade.

Resumo

O presente texto tem por objetivo refletir acerca da articulação existente entre a educação básica e a profissional nos institutos federais e, especialmente, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Para tanto, nos baseamos metodologicamente em um estudo bibliográfico e documental. Analisa-se a legislação da educação profissional no Brasil e no IFRS, pautando-se em autores que se ocupam com o estudo da temática. Assim, em um primeiro momento esboçamos sobre a educação profissional no Brasil, direcionando o olhar para a constituição do ensino integrado. Em um segundo momento, avaliamos a alternância entre a integração e a concomitância e a transdisciplinaridade. Conclui-se que há experiências exitosas que articulam práticas pedagógicas bem-sucedidas com formação humana e técnica, mas persistem resistências evidentes que dificultam a integração entre disciplinas. O papel da escola é valorizar a integração curricular sintonizada com o mundo do trabalho e o contexto regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833.

______. Decreto no 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 42 da Lei Federal no 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 abr. 1997. Seção 1, p. 7760.

______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC: SEB, 2000.

______. Decreto no 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do artigo 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Seção 1, p. 18.

______. Ministério da Educação. Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio: Documento base. MEC: SETEC. Brasília, dez. 2007.

______. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.

CÊA, Georgia Sobreira dos Santos (Org.). O estado da arte da formação do trabalhador no Brasil. Pressupostos e ações governamentais a partir dos anos 1990. Cascavel: EDUNIOESTE, 2007.

CIAVATTA, Maria. A Formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; RAMOS, Marise; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 83-105.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marlise. Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

HANNECKER, Lenir. A. Compreensão de currículo na Educação Profissional: possibilidades e tensões do Ensino Médio Integrado. Saarbrücken, Alemanha: CEA – Novas Edições Acadêmicas, 2016, 202 p.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergencial. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.

MORIN, Edgar. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.

NÓVOA, Antonio. Os professores e o novo espaço público da educação. In: LESSARD, Claude; TARDIF, Maurice (Orgs.). O ofício do professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008, p. 217-33.

PACHECO, Eliezer. Os Institutos Federais: Uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p.106-27.

SANTOMÉ, Jurjo Torres; SCHILLING, Cláudia. Globalização e Interdisciplinariedade: o Currículo Integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda, 1998.

SANTOS, Akiko (Org.) Educação Transdisciplinar: Métodos Interativos. Obstáculos Estruturais-Conceituais. Campinas: Editores Autores Associados, 2010.

SANTOS, Fernanda Pereira. Ensino médio integrado ao técnico: uma análise da disciplina matemática. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2012.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

CASTAMAN, A. S.; HANNECKER, L. A. Currículo Integrado: pensando o ensino integrado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no Brasil. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.245. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/245. Acesso em: 7 maio. 2024.
Received 2017-03-28
Accepted 2017-06-16
Published 2017-06-30