Experiências didáticas e saberes docentes para a inclusão de TICs na educação escolar

Autores

  • Raquel Gomes de Oliveira Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT-Unesp

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.254

Palavras-chave:

Ensino e Tecnologia. Formação de Professores. Matemática.

Resumo

Incluir Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação escolar motivou questões como: quais são os saberes docentes necessários para se utilizar TICs em processos didático-pedagógicos? Como esses saberes são formados? Assim, apresentam-se neste texto possíveis respostas a essas questões, considerando-se resultados de experiências didáticas, com Objetos de Aprendizagem (OAs) em aulas regulares de Matemática. Futuros professores de Matemática realizaram as experiências didáticas com alunos da Educação Básica. Resultados e análises levam a responder que saberes docentes necessários para se utilizar TICs na educação escolar têm na base de sua formação o saber sobre o conteúdo matemático a ser ensinado e a qualidade da participação do professor no processo de mediação entre a utilização dos OAs e o aluno que aprende, pois essa participação proporcionada pelos OAs se constituiu em um contexto formativo aos futuros professores de Matemática quanto aos saberes docentes para a utilização de TICs em educação escolar.


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Biografia do Autor

Raquel Gomes de Oliveira, Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia-FCT-Unesp

Licenciada em Matemática pela FCT-Unesp, Mestrado em Educação Matemática pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Durante 16 anos foi professora de Matemática na Educação Básica e atualmente é professora responsável pelas disciplinas Didática e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Matemática da FCT-Unesp.

 

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

GOMES DE OLIVEIRA, R. Experiências didáticas e saberes docentes para a inclusão de TICs na educação escolar. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.254. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/254. Acesso em: 7 maio. 2024.
Received 2017-06-20
Accepted 2017-06-22
Published 2017-06-30