Animação como recurso didático no ensino da química: capacitando futuros professores

Autores

  • Auxiliadora Cristina Correa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM
  • Edson Valente Chaves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.256

Palavras-chave:

Animação. Ensino. Química. Tecnologia.

Resumo

Este trabalho éum recorte da Dissertação“O uso de animações computacionais na formação inicial de professores: uma alternativa para melhoria do ensino de química”. O objetivo deste Relato de Experiência é apresentar acapacitação de licenciandos dequímica,que participam do Projeto Uirapuru, peloPrograma Institucional deBolsa de Iniciação à Docência(PIBID), no âmbito doInstituto Federal de Educação do Amazonas(IFAM),na construção deanimações no softwarePower Point. Durante a oficina, os licenciandosmanipularam ferramentas do software,construíram vidrarias do laboratório e executaram efeitos construindo animações voltadas ao ensino de química. Constatou-se que 100% dos licenciandos acreditam que as animações criadas podem ser utilizadas como recurso ao ensino de química e inferiram que utilizariam este recurso em suas aulas. Conclui-se que o desenvolvimento das animações contribuipositivamente na formação docente dos que constroem/utilizam o recursoe colabora na construção de conceitos químicos pelos alunos, gerandouma aprendizagem significativa.

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Biografia do Autor

Auxiliadora Cristina Correa Barata Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Mestre em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão e Graduada do Curso de Tecnologia em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. E investiga sobre metodologias e recursos tecnológicos para o ensino da química.

Edson Valente Chaves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestrado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2001) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Atualmente é professor titular do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS, atua nos cursos de Graduação de Licenciatura em Química, Tecnologia de Alimentos e Tecnologia de Processos Químicos e de Pós Graduação no Mestrado Profissional de Ensino Tecnológico. 

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Publicado

01-06-2018

Como Citar

LOPES, A. C. C. B.; CHAVES, E. V. Animação como recurso didático no ensino da química: capacitando futuros professores. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 4, n. 07, 2018. DOI: 10.31417/educitec.v4i07.256. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/256. Acesso em: 3 dez. 2024.
Received 2017-06-28
Accepted 2018-03-08
Published 2018-06-01