Animação como recurso didático no ensino da química: capacitando futuros professores
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.256Palabras clave:
Animação. Ensino. Química. Tecnologia.Resumen
Este trabalho éum recorte da Dissertação“O uso de animações computacionais na formação inicial de professores: uma alternativa para melhoria do ensino de química”. O objetivo deste Relato de Experiência é apresentar acapacitação de licenciandos dequímica,que participam do Projeto Uirapuru, peloPrograma Institucional deBolsa de Iniciação à Docência(PIBID), no âmbito doInstituto Federal de Educação do Amazonas(IFAM),na construção deanimações no softwarePower Point. Durante a oficina, os licenciandosmanipularam ferramentas do software,construíram vidrarias do laboratório e executaram efeitos construindo animações voltadas ao ensino de química. Constatou-se que 100% dos licenciandos acreditam que as animações criadas podem ser utilizadas como recurso ao ensino de química e inferiram que utilizariam este recurso em suas aulas. Conclui-se que o desenvolvimento das animações contribuipositivamente na formação docente dos que constroem/utilizam o recursoe colabora na construção de conceitos químicos pelos alunos, gerandouma aprendizagem significativa.
Descargas
Métricas
Citas
ANTONIO JÚNIOR, W.; BARROS, D. M. V. Objetos de aprendizagem virtuais: material didático para a educação básica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 12., 2005, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ABED, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
DAVIES, C. H. J. Student engagement with simulations: a case study. Computers & Education, v. 39, n.3, p. 271-282. 2002.
HECKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; OLIVEIRA FILHO, K. S. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de óptica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 2, p. 267-273, 2007.
LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIMA FILHO, F. S.; CUNHA, F. P.; CARVALHO, F. S.; SOARES, M. F. C. A importância do uso de recursos didáticos alternativos no ensino de química: uma abordagem sobre novas metodologias. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 7, n. 12, out. 2011.
MATHIAS, G. N.; BISPO, M. L. P.; AMARAL, C. L. C. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de química no ensino médio. In: ENPEC - ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 7., 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UFSC, 2009.
NASCIMENTO, J. M.; OLIVEIRA, J. L.; LOURENÇO, E. B.; RODRIGUES, G. O. Animações stop motion: uma ferramenta midiática no ensino de biologia. In: ENID –ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB, 4., 2014, Paraíba. Anais... Paraíba: UEPB, 2014.
NISHITANI, A. T. N.; BELLOTTO, V. A. P. C. Microsoft e seu Monopólio do mercado de software. São Paulo: USP, 2010.
PANUCCI-FILHO, L.; SANTOS, C. A.; ALMEIDA, L. B. Vantagens e desvantagens sobre a aprendizagem percebidas pelos alunos de graduação do ensino presencial mediado com o powerpoint™: um estudo exploratório. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 9, n. 3, p. 94-122, ago. 2011.
POSSO, A. S. A produção de significados em um ambiente virtual de aprendizagem: utilizando a teoria da ação mediada para caracterizar a significação dos conceitos relacionados à solubilidade dos materiais. 2010. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SANTOS, G. H.; ALVES, L.; MORET, M. A. Modellus: Animações Interativas mediando a Aprendizagem Significativa dos Conceitos de Física no Ensino Médio. Revista Sitientibus, v. 2, p. 56-67. 2006.
SOUZA, C. E.; GAVINA, M. A. Geometria com animações interativas. Revista Novas Tecnologias na Educação. v. 7, n. 1, p.1-9, jul. 2009.
TEIXEIRA, A. C.; BRANDÃO, E. J. R. Software educacional: o difícil começo. Ciclo de Palestras sobre Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2018-03-08
Publicado 2018-06-01