O que é ciência afinal?
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v1i01.32Palavras-chave:
história e filosofia da ciência, método, teoria.Resumo
O trabalho apresenta as ideias elaboradas pelo autor Alan Chalmers na obra intitulada “O que é ciências afinal?”, considerada uma das melhores introduções à filosofia da ciência na atualidade. O autor explica de forma didática os métodos e conceitos que caracterizam a ciência, questionando inicialmente o status atribuído à atividade científica no contexto social e a visão simplificada sobre o verdadeiro objetivo dos domínios da ciência. Na obra o autor procura esmiuçar, a velha ortodoxia da filosofia da ciência pré-popperiana, seguindo da apresentação da concepção de renomados filósofos da ciência e os diversos debates que se desdobraram sobre o estatuto da verdade. Com estilo bastante amigável na arguição dos fatos históricos e atuais da ciência, o autor objetiva combater a chamada “ideologia da ciência”, mesmo reconhecendo que seu questionamento sobre “o que é ciência, afinal?”, foi presunçoso e que as generalizações universais em torno desta indagação não a explicam.
Downloads
Métricas
Referências
CHALMERS, Alan F. O que é ciência afinal? Tradução: Raul Filker: 1ª. Ed. – São Paulo: Brasiliense, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2022-10-27
Published 2015-05-26