A tecnologia abrindo espaço para discussão e aprendizagem sobre Direitos Humanos no Ensino Médio

Autores

  • Rinara Granato Santos IF Sudeste
  • Natalino da Silva de Oliveira IF Sudeste MG - Campus Muriaé

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.420

Palavras-chave:

Tecnologia, Direitos humanos, Ensino médio, Educomunicação

Resumo

O ensino/aprendizagem sobre Direitos Humanos no ensino médio é um desafio constante tanto para os profissionais da educação quanto para os discentes. Uma das maiores dificuldades no processo de implementação da Educação em Direitos Humanos em todo ciclo escolar, do básico ao superior, reside na ausência de formação do docente, das diferentes áreas de conhecimento, no que tange aos conteúdos que substanciam a Educação em Direitos Humanos. Afinal, quais estratégias os docentes deveriam assumir para converter sua prática em um exercícios democrático? Como estimular o interesse dos estudantes? Este artigo se apropria dos estudos em educomunicação e de novas tecnologias  como ferramentas que fomentem a discussão orientada sobre Direitos Humanos na escola, contribuindo para a formação de uma verdadeira cultura de paz, dentro e fora do espaço escolar.

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Biografia do Autor

Rinara Granato Santos, IF Sudeste

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo IF Sudeste, Campus Rio Pomba/MG. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Museu Social Argentino (UMSA/Buenos Aires). Professora de Direito Internacional e Direitos Humanos pela Faculdade Vianna Júnior/Juiz de Fora e Fundação Educacional São José/Santos Dumont.

Natalino da Silva de Oliveira, IF Sudeste MG - Campus Muriaé

Diretor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG - Campus Muriaé. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Doutor em Literatura Comparada pela UFMG , Doutor em Literatura de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação da PUC-Minas. Mestrado em Teoria da Literatura pelo POSLIT, graduação em LETRAS LICENCIATURA PORTUGUÊS pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e graduação em LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Pesquisador da àrea de Literatura, história e memória cultural, Literatura negra brasileira, Periferia, LIBRAS. Pesquisador do NÚCLEO WALTER BENJAMIN. 

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Publicado

01-03-2019

Como Citar

SANTOS, R. G.; DE OLIVEIRA, N. da S. A tecnologia abrindo espaço para discussão e aprendizagem sobre Direitos Humanos no Ensino Médio. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.420. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/420. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-09
Accepted 2019-02-26
Published 2019-03-01