Ensino de Termometria e Tecnologias de Inovação: realidade e possibilidades de uma prática educacional usando Arduino

Autores

  • Fábio Andrade de Moura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança http://orcid.org/0000-0002-9778-5590
  • Thiago José de Souza Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança
  • Ana Clecia Capistrano de Maria Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança
  • Sebastião Rodrigues Moura

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.459

Palavras-chave:

Ensino de física, Tecnologia educacional, Motivação para aprendizagem

Resumo

No presente artigo, empenhamo-nos em analisar a realidade e as possibilidades no ensino de uma prática experimental em termometria utilizando inovação tecnológica de baixo custo, aplicada em duas turmas de ensino médio de escolas públicas da cidade de Bragança, Pará, Brasil. Apoiados em teóricos da área de ensino de física, em documentos oficiais da educação e no uso de um Arduino como aparato tecnológico inovador, buscamos elementos para fundamentar a proposta didática. Para atingir o foco da pesquisa, utilizamos as bases da abordagem qualitativa da pesquisa, na qual buscamos identificar duas dimensões, a realidade e as possibilidades, de acordo com a dialética do materialismo histórico, proposto por Cheptulin (2004). Os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário contendo perguntas abertas e fechadas para o relato de vivências e concepções dos alunos. Do material empírico analisado, identificamos informações sobre a reflexão da realidade vivenciada pelos alunos em aulas de física, bem como motivações para aprendizagem e perspectivas para a prática a ser aplicada em contexto real. Os dados possuem potencialidades para reaplicação da proposta, associação de teoria à prática, afirmando, portanto, o uso de recursos tecnológicos como ferramenta para dinamização das aulas de Física.

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Biografia do Autor

Fábio Andrade de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Bragança

Mestrando em Ensino de Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA em parceria com a Sociedade Brasileira de Física - SBF. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2009) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela Universidade Federal do Piauí (2008). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Bragança. Já atuou nas IES: UFPI, UESPI, UEMA E IFMA. Professor da Educação Básica desde 2008 e Professor da Educação Superior desde 2009. Principais atuações na Educação Superior: Ex-Coordenador do Curso de Licenciatura em Física - IFPA Campus Bragança, Coordenador de vários projetos de Extensão e Pesquisa. Professor de disciplinas Física I, Física II, Física III, Estágio Supervisionado, Metodologia/Instrumentação para o Ensino de Física. Realiza pesquisas na área de Ensino de Física com ênfase nas metodologias de Aprendizagem Significativa e Ensino por Investigação.

Sebastião Rodrigues Moura

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Parauapebas

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Publicado

01-03-2019

Como Citar

MOURA, F. A. de; GOMES, T. J. de S.; MARIA, A. C. C. de; MOURA, S. R. Ensino de Termometria e Tecnologias de Inovação: realidade e possibilidades de uma prática educacional usando Arduino. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.459. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/459. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-22
Accepted 2019-02-25
Published 2019-03-01