(Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.500Palavras-chave:
Produto educacional, Mestrado profissional, Ensino tecnológicoResumo
A elaboração de produtos é uma obrigatoriedade nos Mestrados Profissionais e, em particular, nos cursos da área de Ensino e Educação, é imperativo que as pesquisas realizadas resultem em um produto educacional com potencial de inserção na Educação Básica, Profissional e Ensino Superior. Para que esta inserção aconteça, é necessário superar alguns desafios (linguagem, capacidade de replicação, internacionalização, disponibilidade e acessibilidade) a fim de maximizar as oportunidades de alcance e uso dos produtos educacionais pelo público a que se destina. Neste artigo, foi conduzida uma investigação qualitativa, segundo uma estratégia exploratória sequencial, em duas fases: uma fase inicial de coleta quantitativa de dados (catalogação de produtos educacionais), seguida de uma fase de análise qualitativa dos dados coletados, segundo critérios estabelecidos na literatura e legislação sobre produtos educacionais. A investigação resultou em um conjunto de produtos educacionais, consolidados no cenário nacional e internacional, que apontam reflexões e possíveis caminhos para subsidiar o trabalho de professores, estudantes e gestores de mestrados profissionais para a ampliação do estudo sobre produtos educacionais, assim como o enfrentamento dos desafios para sua elaboração e inserção social.
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Accepted 2019-02-20
Published 2019-03-01