O uso da pedagogia de projetos como estratégia de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: contribuições para a qualificação profissional

Autores

  • João da Costa Cavalcante Filho Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM)L), professor lotado na Escola Estadual Ruy Araújo (Ensino Médio) e Escola Estadual Balbina Mestrinho (EJA).

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.51

Palavras-chave:

Pedagogia de projetos, eja, formação na indústria

Resumo

Este artigo tem a intenção de discutir a melhoria do processo ensino-aprendizagem através do uso da Pedagogia de Projetos na modalidade de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Pedagogia de Projetos permite a elaboração de novos significados de experiências educacionais, permitindo também novos processos de aprendizagem, não se restringindo ao vivenciado em sala de aula, com o intuito de construção do conhecimento como processo sociocultural. Baseado em uma pesquisa bibliográfica, este texto tem ainda a intenção de promover a ressignificação da práxis docente na melhoria da formação dos alunos pertencentes à classe trabalhadora na realidade da cidade de Manaus, onde se localiza o Polo Industrial de Manaus (PIM). Defendemos a ideia que a formação de jovens e adultos deverá acontecer de forma significativa e atraente por meio de práticas contextualizadas pelos docentes que têm importantes trabalhos na Educação com Jovens e Adultos.

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Biografia do Autor

João da Costa Cavalcante Filho, Secretaria de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC-AM)L), professor lotado na Escola Estadual Ruy Araújo (Ensino Médio) e Escola Estadual Balbina Mestrinho (EJA).

Pedagogo formado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 1999), Especialista em Educação Especial (UFAM, 2003), Especialização em Educação de Jovens e Adultos na Modalidade PROEJA (IFAM-MANAUS-CENTRO, 2015).

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Publicado

30-05-2016

Como Citar

CAVALCANTE FILHO, J. da C. O uso da pedagogia de projetos como estratégia de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: contribuições para a qualificação profissional. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 03, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i03.51. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/51. Acesso em: 3 maio. 2024.
Received 2015-09-21
Accepted 2016-05-30
Published 2016-05-30