Desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos digitais no curso técnico de informática

Autores

  • Jaidson Brandão da Costa Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.535

Palavras-chave:

Arquitetura, Ensino, Programação

Resumo

No contexto do ensino de linguagem de programação, os jogos digitais são destacados como possibilidade promissora no que tange à dinamicidade e autonomia nos processos de ensino. Nessa direção, o presente artigo busca apresentar os resultados alcançados no desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos no curso técnico de informática. Pensado e desenvolvido em linguagem Java para plataforma Android, em virtude da ementa do curso utilizar o Java como a linguagem de programação a ser ensinada no curso. A arquitetura do game originou-se das concepções pedagógicas e práticas do autor. Ao verifica-se o alto índice de evasão e retenção por causa da disciplina de programação no curso técnico de informática, vislumbrou-se a produção de uma estrutura que fosse possível ensinar programação de computadores por meio de desenvolvimento de games. A aplicabilidade da arquitetura na disciplina de programação Java ocorreu com uso da teoria de Ausbel sobre aprendizagem significativa, isto é, coletando-se os conhecimentos prévios dos discentes para produção dos games e ensinamento de programação. Após a utilização da arquitetura os alunos conseguiram desenvolver habilidade técnicas em programação Java e Android, bem como conhecimentos em orientação a objetos, com isso eles produziram um game completo. O índice de reprovação na disciplina caiu para 43% em relação ao ano anterior e o de desistência, por causa da não assimilação na disciplina, caiu para 35%. Resultados significativos para sociedade e instituição.

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Biografia do Autor

Jaidson Brandão da Costa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas

Bacharel em Sistemas de Informação

Pós-Graduado em Engenharia de Software

Mestrando em Engenharia de Processos

Analista e Desenvolvedor de Aplicações e Games para Pc e Mobile nível Sênior

Professor do Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico na área de Informática pelo IFAM campus avançado Manacapuru.

Lotado:DEPEX.

Atuando com pesquisas de :

Softwares Educacionais;

Gamificação na Educação;

Arquitetura de Software;

Engenharia de Software;

Desenvolvimento de Aplicações Híbridas.

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Publicado

01-03-2019

Como Citar

DA COSTA, J. B. Desenvolvimento de uma arquitetura de game para auxiliar o processo de ensino-aprendizagem em programação de jogos digitais no curso técnico de informática. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.535. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/535. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ed. Especial 2018: Processos e Recursos para o Ensino em um Contexto Tecnológico
Received 2018-08-26
Accepted 2019-02-21
Published 2019-03-01