A formação em pesquisa do aluno do ensino médio profissionalizante: a articulação dos diversos atores envolvidos

Autores

  • Aline Batista de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Sul Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
  • Tania Denise Miskini Salgado Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.617

Palavras-chave:

: Ensino profissionalizante, Aprendizagem significativa, Educação pela pesquisa

Resumo

A escola profissionalizante tem tido um papel fundamental na melhoria da relação entre o conhecimento e a prática no trabalho. Os profissionais por ela formados devem ser adaptáveis e ter capacidade para resolver problemas, tomar decisões e trabalhar em equipe. O “questionar” da pesquisa contribui para formar o aluno como sujeito capaz de construir história própria, ter participação ativa como construtor de seu conhecimento, ancorado em suas ideias prévias, propiciando uma aprendizagem significativa. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados referentes à investigação acerca das concepções de Técnicos em Química e Gestores que atuam na área de Pesquisa e Desenvolvimento e de estudantes de um curso Técnico em Química sobre formação em pesquisa. A metodologia utilizada foi a pesquisa de levantamento, por meio de questionários com perguntas fechadas. Os resultados apontaram que capacidade para trabalhar em grupo, pró-atividade, análise e interpretação de dados e resolução de problemas, dentre outras, são habilidades fundamentais para a atuação do profissional Técnico em Química na área de Pesquisa e Desenvolvimento, contudo muitas vezes não são encontradas nos profissionais recém-formados. Embora a escola preveja a formação necessária para esta atuação, nem sempre a mesma se efetiva na prática de forma significativa ao ponto de que o aluno faça a transposição desta aprendizagem para a sua atuação profissional. O engajamento entre escola, empresa, aluno, professor e sociedade é fundamental para o sucesso desta formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Batista de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha

Aline Batista de Sousa é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.

Tania Denise Miskini Salgado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Doutora Tania Denise Miskini Salgado é professora do departamento de físico-química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e orientadora do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

AUSUBEL, D. P. et. al. Psicologia Educacional. 2. ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1978. 625 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Técnica de Nível Médio. Brasília, MEC/CNE/CEB, 2012. 562 p.

BRASIL. Lei Darcy Ribeiro, 1996. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 9. ed. Brasília: Edições Câmara, 2014. 45 p.

BRIDGSTOCK, M. et al. Science, technology and society: an introduction. Cambridge: Cambridge University, 1998. 276 p.

CATTANI, A. D.; HOLZMANN, L. Dicionário de trabalho e tecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2011. 484 p.

CONIF. CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA. Disponível em <http://portal.conif.org.br/br/>. Acessado em 22 de fevereiro de 2018.

COUTINHO, P.; MARTINS, J. V. B. A recente evolução das competências para inovar de uma empresa do setor petroquímico brasileiro: resultados positivos e limitações. Cadernos EBAPE.BR – Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, edição especial, p. 1-24, 2005.

DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000. 216 p.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2015. 148 p.

FREIRE, Paulo; PASSETTI, Edson. Conversação libertária com Paulo Freire. São Paulo: Imaginário, 1998. 420 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000. 134 p.

FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA. Plano de Curso Técnico em Química. Novo Hamburgo, 2009.

FUNDAÇÃO ESCOLA TECNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA. Projeto Político Pedagógico. Novo Hamburgo, 2017.

INSTITUTO EUVALDO LODI. NÚCLEO NACIONAL. Inova Engenharia – proposta para a modernização da educação em engenharia no Brasil. Brasília: IEL/CN/SENAI/DN, 2006. 103 p.

MENDES, S. R. Cursos técnicos pós-médios: análise das possíveis relações com o fenômeno de contenção da demanda pelo ensino superior. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.267-287, setembro, 2003.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.

ROITMAN, I. Educação científica: quanto mais cedo melhor. Brasília: RITLA, 2007. 27 p.

ROVAI, E. Competência e competências: contribuição crítica ao debate. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2010. 200 p.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em ensino de química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, v. 25, n. supl. 1, p. 14-24, 2002.

SOUSA, Aline Batista de. O papel da formação em Pesquisa no ensino médio profissionalizante e sua relevância para o profissional técnico em química atuante na indústria. 2015. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

UNESCO. Educação 2030: declaração de Incheon e marco de ação da educação. Brasília, 2016.

Downloads

Publicado

01-03-2019

Como Citar

SOUSA, A. B. de; MISKINI SALGADO, T. D. A formação em pesquisa do aluno do ensino médio profissionalizante: a articulação dos diversos atores envolvidos. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 10, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i10.617. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/617. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial 2018: Gestão e Práticas Educativas na Educação Profissional
Received 2018-08-26
Accepted 2019-02-25
Published 2019-03-01