A formação do professor reflexivo articulada à tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.78Palavras-chave:
formação de professores, professor reflexivo, tecnologia.Resumo
A proposta deste artigo é apresentar uma discussão relativa a questões pertinentes à formação do professor reflexivo articulada à tecnologia, pois a necessidade do uso de tecnologias na escola leva-nos a pensar na problemática do professor, sua visão de mundo e sua formação para o desempenho profissional. Assim, buscamos informações em estudos de textos, debates e reflexões sobre o tema, construindo conhecimentos que permitiram uma análise da questão. O trabalho é um estudo bibliográfico, tendo como suporte as leituras relativas à temática, os debates em sala de aula durante uma
disciplina cursada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, além de reflexões individuais. O trabalho está organizado em três partes: inicialmente abordamos o significado de tecnologia, em seguida tratamos da formação do professor na tendência reflexiva e para finalizar procuramos destacar a relação desta tendência com a tecnologia.
Downloads
Métricas
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7 ed., São Paulo: Cortez, 2010.
ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. 1994. Disponível em
<http://www.alemdasletras.org.br/biblioteca/artigo_especializados/Ser_professor_reflexivo_Isabel_Alarcao.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.
AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins, Ensino de ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta. Manaus, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, 2008.
BAPTAGLIN, Leila Adriana. A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem da docência:o que esta sendo pesquisado nas produções acadêmicas - científicas?
CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., Curitiba. Anais...Curitiba: PUC, 2013.
BAZZO, Walter Antonio. Conversando sobre educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.
BLIKSTEIN, Paulo e ZUFFO, Marcelo Knorich. As sereias do ensino eletrônico. In: SILVA, Marco. Educação online. 2 ed. São Paulo: edições Loyola, 2006.
CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na
contemporaneidade. CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO
FÍSICA ESCOLAR, 4., Londrina. Anais... Londrina: Eduel, 2009.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de Tecnologia. V. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2016-05-30
Published 2016-05-30