A formação do professor reflexivo articulada à tecnologia

Autores

  • Nelma Loureiro Pereira IFAM
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo
  • Davi Avelino Leal

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i03.78

Palavras-chave:

formação de professores, professor reflexivo, tecnologia.

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar uma discussão relativa a questões pertinentes à formação do professor reflexivo articulada à tecnologia, pois a necessidade do uso de tecnologias na escola leva-nos a pensar na problemática do professor, sua visão de mundo e sua formação para o desempenho profissional. Assim, buscamos informações em estudos de textos, debates e reflexões sobre o tema, construindo conhecimentos que permitiram uma análise da questão. O trabalho é um estudo bibliográfico, tendo como suporte as leituras relativas à temática, os debates em sala de aula durante uma
disciplina cursada no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, além de reflexões individuais. O trabalho está organizado em três partes: inicialmente abordamos o significado de tecnologia, em seguida tratamos da formação do professor na tendência reflexiva e para finalizar procuramos destacar a relação desta tendência com a tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma Loureiro Pereira, IFAM

DEPARTAMENTO DE ENSINO

ÁREA DA EDUCAÇÃO

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7 ed., São Paulo: Cortez, 2010.

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. 1994. Disponível em

<http://www.alemdasletras.org.br/biblioteca/artigo_especializados/Ser_professor_reflexivo_Isabel_Alarcao.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.

AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins, Ensino de ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta. Manaus, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, 2008.

BAPTAGLIN, Leila Adriana. A educação profissional e tecnológica e a aprendizagem da docência:o que esta sendo pesquisado nas produções acadêmicas - científicas?

CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., Curitiba. Anais...Curitiba: PUC, 2013.

BAZZO, Walter Antonio. Conversando sobre educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

BLIKSTEIN, Paulo e ZUFFO, Marcelo Knorich. As sereias do ensino eletrônico. In: SILVA, Marco. Educação online. 2 ed. São Paulo: edições Loyola, 2006.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na

contemporaneidade. CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO

FÍSICA ESCOLAR, 4., Londrina. Anais... Londrina: Eduel, 2009.

PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de Tecnologia. V. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 14., Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2008.

Downloads

Publicado

30-05-2016

Como Citar

PEREIRA, Nelma Loureiro; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins; LEAL, Davi Avelino. A formação do professor reflexivo articulada à tecnologia. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 03, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i03.78. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/78. Acesso em: 15 mar. 2025.