Prática profissional integrada (PPI) – dos princípios à ação no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Evelize Dorneles Minuzzi Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
  • Bruna Ambrós Baccin
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. http://orcid.org/0000-0001-6602-2120

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.791

Palavras-chave:

Ensino, Interdisciplinaridade, Integração Curricular, Educação Profissional Integrada

Resumo

Este trabalho possui como objetivo, apresentar as possibilidades e os limites da materialização dos pressupostos do Ensino Médio Integrado no contexto da Prática Profissional Integrada (PPI), a partir da análise do desenvolvimento e da elaboração de produtos pelos estudantes do terceiro ano de um curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal Farroupilha/RS Campus de São Vicente do Sul. A metodologia utilizada neste estudo foi de cunho qualitativo, caracterizando-se enquanto pesquisa-ação. Esta ação da PPI foi dividida em quatro etapas: 1) planejamento inicial com os professores; 2) apresentação e sensibilização aos alunos; 3) construção pelos alunos dos produtos, a partir do uso de resíduos eletrônicos; 4) a exposição destes produtos no Dia de Campo, o qual é destinado à comunidade externa. Entre os resultados obtidos, destaca-se o comprometimento entre os alunos e professores envolvidos, a interdisciplinaridade alcançada, criticidade e a potencialidade da própria proposta da PPI como articulador entre a formação humana integral, educação omnilateral e a politecnia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Evelize Dorneles Minuzzi, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

Licenciatura em Educação Física. Mestre em Educação Física pela UFPEL. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Bruna Ambrós Baccin

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM.

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.

ALVES, João Paulo da Conceição; SILVA, Márcia Pereira da; ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima. Ensino médio integrado à educação profissional: concepção política de ensino integrado em uma escola de educação tecnológica na cidade Belém/PA. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, Macapá, v. 7, n. 2, p. 61-73, 2014.

BILAR, Jéssica de Goés; BORTOLUZZI, Luan Zimerman; COUTINHO, Renato Xavier. Interdisciplinaridade e a prática profissional: desafios no ensino médio integrado. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 4, n. 11, p. 397-409, 2018.

BODGAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez; Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. 1ª edição. Porto: Porto, 1994.

BORGES, Liliam Faria Porto. Educação, escola e humanização em Marx, Engels e Lukács. Revista Educação Em Questão, Natal, v. 55, n. 45, p. 101-126, 2017.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002630.pdf. Acesso em: 05 de agosto de 2018.

________. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em . Acesso em: 18 agosto 2018.

________. Ministério da educação. Plataforma Nilo Peçanha. Disponível em: < http://resultados.plataformanilopecanha.org/2018/>. Acesso em: 25 de setembro de 2018.

________. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define as diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em: http://ifc.edu.br/wp-content/uploads/2017/09/Resolução-CNE_CEB-06_2012.pdf. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

BRESOLIN, Eduardo. Diálogos interdisciplinares na prática Profissional integrada de um curso Técnico de ensino médio. 2016. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências)- Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2016.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 2ª edição. Campinas: Autores Associados, 1997.

FAZENDA, Ivani. Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2002.

_________________. Integração e Interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª edição. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Trabalho necessário, Niterói, v.3, n.3, p. 01-26, 2005.

HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus do. Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. HOLOS, Natal, v. 4, p. 61-76, 2015.

INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Instrução Normativa nº 002, de 18 de fevereiro de 2013. Regulamenta a Prática Profissional Integrada nos Cursos de Nível Médio do Instituto Federal Farroupilha. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/regulamentos-e-legislações/instruções-normativas/item/1237-in-proen-nº-02-2013-prática-profissional-integrada-nos-cursos-de-nível-médio. Acesso em: 20 de fevereiro de 2019.

________________________________________. Projeto Pedagógico Curricular do Curso de Manutenção e Suporte em Informática integrado. Curso criado e aprovado Projeto Pedagógico do Curso pela Resolução CONSUP nº 69, de 07 de novembro de 2011e Retificado pela Resolução nº 045, de 20 de julho de 2013. Disponível em: <https://www.iffarroupilha.edu.br/projeto-pedagógico-de-curso/campus-são-vicente-do-sul >. Acesso em: 22 de fevereiro de 2019.

_________________________________________. Resolução nº 102, de 02 de dezembro de 2013. Define as diretrizes institucionais da organização administrativo-didático-pedagógico para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Instituto Federal Farroupilha, e dá outras providencias. Disponível em: https://www.iffarroupilha.edu.br/regulamentos-e-legislações/resoluções/item/1341-resolução-consup-nº-102-2013-diretrizes-institucionais-para-a-educação-profissional-técnica-de-nível-médio. Acesso em: 21 de fevereiro de 2019.

JAPIASSU, Hilton. Interdisciplinaridade e patologia do saber. 1ª edição. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 144, p. 752-769, 2011.

KUENZER, Acacia Zeneida. O ensino Médio agora é para vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 70, abril, p.15-39, 2000.

MARX, Karl. O capital. 3ª edição. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo a uma teoria da transição. Tradução de Paulo Cezar Castanheira e Sérgio Lessa. 1ª edição. São Paulo: Boitempo Editorial, 2002.

MINUZZI, Evelize Dorrneles; AMARAL, Everson Zaykowski. O Conceito de saúde: um ensaio sobre implicações no campo da Educação Física. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. especial, n. 1, p. 27-38, 2012.

MORAES, Roque de; GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Güntzel. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque de; LIMA, Valderez Marina do Rosário. (Orgs.) Pesquisa em Sala de Aula: tendências para a educação em novos tempos. 2ª edição. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, Lilian; MORAN, José. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1ª edição. Porto Alegre: Penso, 2018.

MOURA, Dante Henrique. Sociedade, educação, tecnologia e os usos das TIC nos processos educativos. Trabalho necessário, Niterói, v.2, n.2, p. 01-13, 2004.

MOURA, Dante Henrique; FILHO, Domingos Leite Lima; SILVA, Mônica Ribeiro. Politecnia e Formação Integrada: Confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 63, p. 1057-1080, 2015.

RAMOS, Marise. Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

ROMANELLI, Otaiza. História da Educação Brasileira. 11ª edição. Petrópolis: Vozes, 2013.

ROSA, Daiele Zuqueto. A Prática Profissional Integrada como metodologia de integração curricular. In: MACHADO, Fernanda de Camargo Machado; UBERTI, Hermes Gilber; CONTO, Janete Maria de; SANTOS, Luciana Dalla Nora dos; SILVA, Monique da. (Orgs). Desafios atuais na formação de professores: consolidando um espaço de estudos no IF Farroupilha. São Leopoldo: Oikos, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, p. 152-180, 2007.

SILVA, Luzinete Moreira da; MELO, Ticiane Gonçalves Sousa de; NASCIMENTO, José Mateus do. Ensino médio integrado e práticas pedagógicas integradoras: caminhos para a formação humana integral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v.01, n. 08, p.01-10, 2015.

SMANIOTTO, Carmen Lourdes Didonet. Interlocução de saberes na prática profissional integrada de um curso técnico em química integrado ao ensino médio. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Ciências)-Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí, 2015.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18ª edição. São Paulo: Editora Cortez, 2006.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação- O Positivismo, A Fenomenologia, O Marxismo. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 2009.

Downloads

Publicado

11-12-2019

Como Citar

MINUZZI, E. D.; BACCIN, B. A.; COUTINHO, R. X. Prática profissional integrada (PPI) – dos princípios à ação no Ensino Médio Integrado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.791. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/791. Acesso em: 13 abr. 2024.
Received 2019-04-28
Accepted 2019-10-14
Published 2019-12-11