Prática profissional integrada (PPI) – dos princípios à ação no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Evelize Dorneles Minuzzi Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
  • Bruna Ambrós Baccin
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. http://orcid.org/0000-0001-6602-2120

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.791

Palavras-chave:

Ensino, Interdisciplinaridade, Integração Curricular, Educação Profissional Integrada

Resumo

Este trabalho possui como objetivo, apresentar as possibilidades e os limites da materialização dos pressupostos do Ensino Médio Integrado no contexto da Prática Profissional Integrada (PPI), a partir da análise do desenvolvimento e da elaboração de produtos pelos estudantes do terceiro ano de um curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Instituto Federal Farroupilha/RS Campus de São Vicente do Sul. A metodologia utilizada neste estudo foi de cunho qualitativo, caracterizando-se enquanto pesquisa-ação. Esta ação da PPI foi dividida em quatro etapas: 1) planejamento inicial com os professores; 2) apresentação e sensibilização aos alunos; 3) construção pelos alunos dos produtos, a partir do uso de resíduos eletrônicos; 4) a exposição destes produtos no Dia de Campo, o qual é destinado à comunidade externa. Entre os resultados obtidos, destaca-se o comprometimento entre os alunos e professores envolvidos, a interdisciplinaridade alcançada, criticidade e a potencialidade da própria proposta da PPI como articulador entre a formação humana integral, educação omnilateral e a politecnia.

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Biografia do Autor

Evelize Dorneles Minuzzi, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

Licenciatura em Educação Física. Mestre em Educação Física pela UFPEL. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Bruna Ambrós Baccin

Licenciada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM.

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

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Publicado

11-12-2019

Como Citar

MINUZZI, E. D.; BACCIN, B. A.; COUTINHO, R. X. Prática profissional integrada (PPI) – dos princípios à ação no Ensino Médio Integrado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.791. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/791. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2019-04-28
Accepted 2019-10-14
Published 2019-12-11