Indisciplina escolar na percepção de docentes e discentes no ensino fundamental

Autores

  • Lizandra Vieira Martins Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Biologia, Campus Manaus
  • Adriano Teixeira de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC)
  • Yuri Exposito Nicot Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Departamento de Física, Campus Manaus

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v2i04.98

Palavras-chave:

indisciplina escolar, ensino, aprendizagem.

Resumo

O artigo busca apresentar uma pesquisa para averiguar quais seriam os agentes geradores da indisciplina no âmbito escolar na percepção de professores e alunos. Foram entrevistados 19 professores e 70 alunos, pode-se observar a existência de comportamento indisciplinado por parte de alguns alunos em sala de aula, tais como, desrespeito ao professor e aos colegas de turma, o uso do celular em sala, além de outros como agressão verbal e física. Para os professores muitos dos problemas de indisciplina envolvendo os alunos é oriunda da falta de estrutura familiar, e falta de motivação pela matéria, enquanto para os alunos a indisciplina é causada por aulas desmotivadoras, desinteresse pela matéria e pela relação professor/aluno. As instituição de ensino deve investir cada vez na formação continuada de professores para que esses possam estar preparados para lidar com a indisciplina.

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Publicado

09-12-2016

Como Citar

MARTINS, L. V.; DE OLIVEIRA, A. T.; NICOT, Y. E. Indisciplina escolar na percepção de docentes e discentes no ensino fundamental. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 2, n. 04, 2016. DOI: 10.31417/educitec.v2i04.98. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/98. Acesso em: 11 maio. 2024.
Received 2016-01-31
Accepted 2016-10-10
Published 2016-12-09