Do ofício à sala de aula da educação profissional
novas perspectivas de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.995Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Profissional, Formação PedagógicaResumo
Este trabalho teve a finalidade de compreender por que profissionais formados em cursos superiores de tecnologia e bacharelados estão frequentando curso de formação pedagógica de docentes num cenário histórico e atual marcado pela desvalorização social da profissão docente e precarização das condições do trabalho do professor. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de um estudo de caso realizado com 50 estudantes que frequentam um curso dessa natureza no ano de 2019. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, onde os citados estudantes revelaram os motivos/razões que os levaram a frequentar o curso. A pesquisa bibliográfica teve incidência em obras de Candau et al. (2013), Gatti et al (2009, 2019), Imbernón (2009), Tartuce, Nunes e Almeida (2010), Libâneo (2008) e Machado (2008). No trabalho é apresentado o percurso metodológico adotado, a caracterização do curso e as singularidades dos sujeitos envolvidos, assim como os fatores que estão contribuindo para esses sujeitos estarem frequentando um curso de formação de professores. Essas particularidades indicam que os partícipes da pesquisa vislumbram a expectativa de se tornarem professores e buscam no curso de formação de professores um repertório de conhecimentos didático-pedagógicos que lhes possibilitem uma atuação competente e contextualizada.
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Accepted 2020-04-16
Published 2020-06-08