Do ofício à sala de aula da educação profissional

novas perspectivas de formação docente

Autores

  • Josimar de Aparecido Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão https://orcid.org/0000-0003-3156-8590
  • Marilandi Maria Mascarello Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v6i.995

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional, Formação Pedagógica

Resumo

Este trabalho teve a finalidade de compreender por que profissionais formados em cursos superiores de tecnologia e bacharelados estão frequentando curso de formação pedagógica de docentes num cenário histórico e atual marcado pela desvalorização social da profissão docente e precarização das condições do trabalho do professor. Constituído numa perspectiva qualitativa e dialética, foi produzido por meio de um estudo de caso realizado com 50 estudantes que frequentam um curso dessa natureza no ano de 2019. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, onde os citados estudantes revelaram os motivos/razões que os levaram a frequentar o curso. A pesquisa bibliográfica teve incidência em obras de Candau et al. (2013), Gatti et al (2009, 2019), Imbernón (2009), Tartuce, Nunes e Almeida (2010), Libâneo (2008) e Machado (2008). No trabalho é apresentado o percurso metodológico adotado, a caracterização do curso e as singularidades dos sujeitos envolvidos, assim como os fatores que estão contribuindo para esses sujeitos estarem frequentando um curso de formação de professores. Essas particularidades indicam que os partícipes da pesquisa vislumbram a expectativa de se tornarem professores e buscam no curso de formação de professores um repertório de conhecimentos didático-pedagógicos que lhes possibilitem uma atuação competente e contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Marilandi Maria Mascarello Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui Graduação em Estudos Sociais pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1983), Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), Graduação em História pela Fundação Educacional do Oeste Catarinense (1987), Curso de Especialização em Supervisão Escolar (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (1999), Graduação em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007), Curso de Especialização em Direito Processual Civil pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2009), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Educação nas Ciências (2017) pela UNIJUI. É professora aposentada do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Câmpus Sertão e atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação na Unochapecó, atuando nos seguintes temas: educação profissional - formação de professores - políticas da educação.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BRASIL. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 227, 02 jul. 2015. Seção 1, pp. 8-12.

______. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, n. 227, 30 dez. 2008. Seção 1, p. 1.

______. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 21 nov. 2018.

CANDAU, Vera Maria Ferrão et al. Educação em direitos humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.

GATTI, Bernadete Angelina et al. Atratividade da carreira docente no Brasil: relatório preliminar. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009.

GATTI, Bernadete Angelina; BARRETO, Elsa Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. [S.l: s.n.], 2019.

GIMENO-SACRISTAN, José. “Conciencia y acción sobre la práctica como liberación profesional”. In: IBERNON, Francisco. (Coord). La formación permanente del profesorado en los paises de la CEE. Barcelona. ICE Universitat de Barcelona-Horsori, p. 53-92, 1993.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2009.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS) – CAMPUS SERTÃO. Projeto Pedagógico do Curso Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Sertão, 2018. Disponível em: https://ifrs.edu.br/sertao/wp-content/uploads/sites/7/2019/09/Projeto-Pedag%C3%B3gico-do-Curso-Forma%C3%A7%C3%A3o-Pedag%C3%B3gica-para-graduados-n%C3%A3o-licenciados-2018.pdf. Acesso em: 18 dez. 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: MF Livros, 2008.

MACHADO, Lucília Regina de. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v. 1, n. 1, p. 8-22, jun. 2008.

TARTUCE, Gisela Lobo B. P.; NUNES, Marina M. R.; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Alunos do ensino médio e atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 140, 2010, p, 445-477.

Downloads

Publicado

08-06-2020

Como Citar

VIEIRA, J. de A.; VIEIRA, M. M. M. . Do ofício à sala de aula da educação profissional: novas perspectivas de formação docente. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 6, p. e099520, 2020. DOI: 10.31417/educitec.v6i.995. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/995. Acesso em: 6 out. 2024.
Received 2020-02-13
Accepted 2020-04-16
Published 2020-06-08