Sugestões para abordagem de temas relativos à Sexualidade Humana nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v5i10.390Palavras-chave:
Sexualidade, Cultura científica, Formação docenteResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar sugestões para abordagens didáticas de temas relativos à sexualidade humana nos anos iniciais do ensino fundamental. Tal material educacional é oriundo da pesquisa de mestrado profissional que tratou da Sexualidade humana na perspectiva do letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental e que analisou de que forma professores desenvolvem o tema sexualidade humana nos anos iniciais e mobilizam novas percepções docentes sobre essa temática a partir de processos formativos no contexto de atuação. A sexualidade é assumida como uma concepção contemporânea e abrangente sob as dimensões biológica, social, emocional, cultural e religiosa do indivíduo (OLIVEIRA, 2009) e o letramento científico como práticas que envolvem conhecimentos sobre ciência e tecnologia e seu emprego no cotidiano (SANTOS, 2007). O produto educacional gerado assumiu a forma de material de formação contendo sugestões para tratar a temática em tela e foi elaborado a partir de encontros de formação pedagógica e de uma oficina realizada em três etapas, numa escola pública da cidade de Belém-Pará. Como resultado foi produzido seis sequências didáticas para tratar de temas relativos à sexualidade humana nos anos iniciais do Ensino Fundamental que são aqui apresentadas. O processo de produção dessas sequências apontam aspectos de letramento científico desejáveis à ação docente, e que há modos de promover uma formação adequada no campo da sexualidade humana aos professores, sendo isso possível com momentos formativos e fomentando o letramento científico na sala de aula, favorecendo-lhes o protagonismo e a capacidade de ampliar suas experiências formativas e de ensino.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais / Ensino Fundamental: Orientação sexual. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
CANDAU, V. M. et al. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
CHAER, M. R.; GUIMARÃES, E. da G. A. A importância da oralidade: educação infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Pergaminho. Patos de Minas, n.3, p. 71-88, nov., 2012.
KOBASHIGAWA, A. H.; ATHAYDE, B. A. C.; MATOS, K. F. de OLIVEIRA; CAMELO, M. H.; FALCONI, S. Estação ciência: formação de educadores para o ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. In: IV Seminário Nacional ABC na Educação Científica. São Paulo, 2008.
LOURO, G. Pensar a sexualidade na contemporaneidade. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento da Diversidade. Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual. Curitiba: SEED, 2009, 216 p.
MESQUITA, A. S. de. Percepções docentes sobre sexualidade humana na perspectiva do letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Instituto de Educação Matemática e Científica, UFPA, Belém, 151 p., 2018.
MESQUITA, A. S. de; FRAIHA-MARTINS, F. Narrativas docentes sobre práticas de ensino de ciências na perspectiva da sexualidade nos anos iniciais do ensino fundamental. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC. UFSC, Florianópolis-SC – 3 a 6 de julho de 2017.
MINAYO, M. C. S. (Org). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
OLIVEIRA, V. L. B. de. Sexualidade no contexto contemporâneo: um desafio aos educadores. In: FIGUEIRÓ, M. N. D. (Org.). Educação sexual: múltiplos temas, compromisso comum. Londrina: UEL, 2009. 190p.
RIBEIRO, P. R. C. A sexualidade e o discurso biológico. In: RIBEIRO, P. R. C.; QUADRADO, R. P. (Orgs.). Corpos, gêneros e sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar. 3ª. ed. revisada. Rio Grande: Editora da FURG, 2013.
RIBEIRO, P. R. C.; SOUZA, D. O.; SOUZA, N. G. S. de. Sexualidade na sala de aula: pedagogias escolares de professoras das séries iniciais do ensino fundamental. Estudos Feministas. Florianópolis, v. 12, n.1: pp. 109-129, janeiro-abril/2004.
RODRIGUES, C. P.; WECHSLER, A. M. A sexualidade no ambiente escolar: a visão dos professores de educação infantil. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro-SP, v.1, n.1, pp. 89-104, 2014.
ROMANATTO, M. C.; VIVEIRO, A. A. Alfabetização científica: um direito de aprendizagem. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08. Brasília: MEC, SEB, 2015.
SANTOS, W. L. P. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, v.12, n.36, set./dez., 2007.
SOUZA, M. M. de. Educação em sexualidade: a web educação sexual em ação. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara). Araraquara-SP, 82 p., 2017.
UNBEHAUM, S.; CAVASIN, S.; GAVA, T. Gênero e sexualidade nos currículos de pedagogia. Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: diásporas, diversidades, deslocamentos. UFSC, 23 a 26 de agosto de 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Internacional Creative Commons Attribution 4.0
Esta licença permite que outros compartilhem, copiem, redistribuam o material em qualquer meio ou formato, adaptem, remixem, transformem e desenvolvam o material a partir do seu trabalho, mesmo que comercialmente, atribuindo o devido crédito e fornecendo um link para a licença.
Os artigos publicados são de propriedade e inteira responsabilidade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista EDUCITEC.
Accepted 2019-02-25
Published 2019-03-01