Alfabetização tecnológica: uma experiência com professores que ensinam Ciências

Autores

  • Caroline Barroncas de Oliveira Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Juliana Cristina Siqueira de Oliveira
  • Leila Nogueira Teixeira Semed-Manaus
  • Mônica de Oliveira Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
  • Amarildo Menezes Gonzaga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v5i12.789

Palavras-chave:

Alfabetização Tecnológica, Formação Docente, Desenvolvimento da Criatividade

Resumo

Esse é um relato de experiência que objetivou a reflexão da Alfabetização Tecnológica como processo criativo docente, na oficina - aplicativo de papel – com temáticas do Ensino de Ciências. Esta realizou-se na disciplina de Ciências da Natureza, do curso de Pedagogia – PARFOR, com professores da rede pública de ensino em Manacapuru/AM. Essa experiência pautou-se em quatro momentos: o desenrolar da criatividade; elaboração do processo da ideia; a construção do escopo do protótipo do aplicativo; e criação compartilhada. Nessa vivência observamos que os professores entendiam a tecnologia como recurso e a usavam intuitivamente, no entanto tinham dificuldades de explorar a sua imaginação. Com a finalização da oficina, pontuamos algumas indicações de aprendizagens dos professores: a troca de experiência para criação coletiva; a necessidade como um requisito para o desenvolvimento de produções criativas; exigência de planejamento e apropriação dos conceitos científicos-tecnológicos para se efetivar um processo de ensinar e aprender Ciências. Desta forma, a oficina contribuiu para o entendimento da alfabetização tecnológica dos professores não só como um recurso pedagógico, mas também como um ato criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Barroncas de Oliveira, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2007). Especialização em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Especialização em Antropologia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM (2008). Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA (2010). Professora Assistente do Curso de Licenciatura emComputação do Centro de Estudos Superiores de Itacoatiara - CESIT da UEA. Tem experiência na área de Educação e Ensino de Ciências, com ênfase em formação de professor, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação científica, estágio com pesquisa.

Juliana Cristina Siqueira de Oliveira

Especialista em Design de Interação pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS), graduado em Design pela Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI. 

Leila Nogueira Teixeira, Semed-Manaus

Graduada em Pedagogia - UFAM, Mestrado em Ensino de Ciências na Amazônia - UEA.

Mônica de Oliveira Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA

Graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (2005) com Habilitação em Supervisão e Orientação Escolar, Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2010), doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela REAMEC.

Amarildo Menezes Gonzaga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Doutor em Educação: Desenvolvimento Curricular (Universidad de Valladolid,2002), Mestre em Ciências Humanas (Universidade Federal do Amazonas,1998), Especialista em Metodologia do Ensino Superior (Universidade Federal do Amazonas, 1995), Licenciado em Letras (Universidade Federal do Amazonas, 1990).

Referências

ARCE, Alessandra; SILVA, Debora A. S. M. da; VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Alínea, 2011.

BROWN, Tim. Design Thinking: Uma poderosa metodologia para decretar o fim das velhas idéias - 3ª Ed. Tradução: Cristina Yamagami. Rio de Janeiro: Campus - Elsevier, 2010.

CARVALHO, Ana Maria P. de Gil-Pérez, Daniel. Formação de Professores de Ciências: Tendências e Inovações. 7 ed. São Paulo: Cortez Ed., 2003.

GARRET, James J.; The Elements of User Experience: User centered design for the web and beyond. Berkeley: New Riders, 2011.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, M. A. Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.

HARTSON, Rex; PYLA, Pardha S.; The UX Book: Process and guidelines for ensuring a quality user experience. Waltham, MA / US: Elsevier, 2012.

KAHNEY, Leander. "A Cabeça de Steve Jobs". Editora Agir, 2008.

LEITE, Lígia Silva. Construção coletiva de conhecimento no ensino universitário presencial: Desenvolvendo recursos eletrônicos. In: BUSTAMANTE, Silvia (org.). Educação e Tecnologia: caminhos para a inclusão digital. Rio de Janeiro: Publit, 2006. p. 39-49.

LEITE, Lígia Silva; SAMPAIO, Marisa Narcizo. Alfabetização tecnológica do professor. 3 ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

NACHMANOVITCH, Stephen. Ser criativo: O poder da improvisação na vida e na arte. São Paulo: Summus, 1993.

PEREIRA, Ana Paula. TEC MUNDO: O que é um Wireframe. 2008. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/programacao/976-o-que-e-wireframe-.htm. Acesso em 14 de junho de 2017.

PLACCO, Vera Maria Nigro; SOUZA, Vera Lucia Trevisan (Orgs.). Aprendizagem do adulto professor. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

PRESSMAN, Roger S.; MAXIM, Bruce R. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. ed.8. Porto Alegre: AMGH Editora: 2016.

SANTOS, Elzicléia, Tavares; FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Aprendizagem do adulto professor com as tecnologias digitais: uma Leitura vygotskiana. 2010. Disponível em: http://33reuniao.anped.org.br/33encontro/app/webroot/files/file/Trabalhos%20em%20PDF/GT20-6754--Int.pdf. Acesso em: 01 de junho de 2017.

SILVA, Marco. Internet na educação e inclusão social na era digital, na sociedade da informação e na cibercultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008.

THOMPSON, Miguel. Sociedade da ciência. Carta na Escola, São Paulo, n. 32, p. 18-21, dez. 2008/jan. 2009.

Downloads

Publicado

11-12-2019

Como Citar

OLIVEIRA, C. B. de; OLIVEIRA, J. C. S. de; TEIXEIRA, L. N.; COSTA, M. de O.; GONZAGA, A. M. Alfabetização tecnológica: uma experiência com professores que ensinam Ciências. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 12, 2019. DOI: 10.31417/educitec.v5i12.789. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/789. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2019-04-22
Accepted 2019-11-25
Published 2019-12-11