A Praça como espaço de Alfabetização Ecológica

Autores

  • José Cavalcante Lacerda Junior Secretaria de Estado da Cultura
  • Taísa Lorene Sampaio Farias Centro Universitário Luterano de Manaus – CEULM/ULBRA
  • Alberto de Souza Bezerra Faculdade Maurício de Nassau
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi Instituto Nacional de Pesquisa na Amazônia - INPA

DOI:

https://doi.org/10.31417/educitec.v3i05.156

Palavras-chave:

Praça. Alfabetização ecológica. Espaço pedagógico.

Resumo

A utilização dos espaços públicos tem contribuído cada vez mais para a interligação do conhecimento em Educação em Ciências. Nesse sentido, o presente artigo pretende compreender como a praça pública é representada como espaço favorável para o desenvolvimento de temáticas que envolvem a Alfabetização Ecológica. Para tanto, dialoga com Segawa (1996), Bauman (2001) e Capra (2003, 2006). O seu desenvolvimento metodológico baseia-se, ainda, em visitas a uma praça pública da cidade de Manaus, onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete (07) frequentadores da praça.  A estrutura do texto se organiza em três pontos: 1) A função histórica das praças; 2) A praça como instrumento de Alfabetização Ecológica; 3) A praça como espaço pedagógico mediante a representação de seus frequentadores. Os resultados sinalizam que as experiências realizadas no espaço da praça oportuniza o processo de Alfabetização Ecológica mediante a aprendizagem significativa do espaço.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

CAVALCANTE LACERDA JUNIOR, J.; SAMPAIO FARIAS, T. L.; DE SOUZA BEZERRA, A.; GASPARETTO HIGUCHI, M. I. A Praça como espaço de Alfabetização Ecológica. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 3, n. 05, 2017. DOI: 10.31417/educitec.v3i05.156. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/156. Acesso em: 30 abr. 2024.
Received 2016-12-09
Accepted 2017-06-02
Published 2017-06-30