Reflexões sobre a mudança de paradigmas no ensino tecnológico
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.183Palabras clave:
Educação. Tecnologia. Paradigmas. Revoluções científicas. Ensino tecnológico.Resumen
Este artigo discute a relação entre as mudanças de paradigmas no ensino tecnológico. Apresentamos a pesquisa bibliográfica, com uma breve revisão e análise da obra de Thomas Khun ‘A estrutura das revoluções cientificas’ à luz de ideias como: as revoluções como mudanças de concepção de mundo, trazendo um debate importante sobre a prática científica. Discutimos sobre Tecnologia na educação: São mudanças necessárias? E o Ensino tecnológico, uma revolução científica possível? A discussão aponta para compreensão de que a mudança de paradigmas na educação, leva-nos a ver o mundo de maneira diferente, e na medida em que compreendemos o que vemos e fazemos, poderemos dizer que, após uma revolução científica, reagiremos diferente sobre percepção de mundo e o conceito de ensino tecnológico. A discussão é ampla e necessária ser debatida, tendo em vista a falta e insuficiência de ações inovadoras que aumentem o debate sobre mudanças de paradigmas na educação e as consequências para o ensino tecnológico.
Descargas
Métricas
Citas
BAZZO, Walter Antônio. Ciência, Tecnologia e Sociedade e o Contexto da Educação Tecnológica. Florianópolis: EDUFSC, 2015.
FONTANA, Roseli; CRUZ, Maria de Nazaré da. Psicologia do Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
GRINSPUN, Mirian Paura Sabrosa Zippin. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 75, n. 179-80-81, 2007.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 1997.
PENÃ. Maria de Los Dolores Jimenez, ALVES. Márcio Rodrigues, PEPPE. Maria Aparecida: Educação, tecnologia e humanização. Cadernos de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura. Mackenzie, São Paulo, v. 3, p. 9-19, 2003. Disponível em: <http://www.mackenzie.br/fileadmin/Pos_Graduacao/Mestrado/Educacao_Arte_e_Historia_da_Cultura/Publicacoes/Volume3/Educacao__tecnologia_e_humanizacao.pdf> Acesso em: 08 abr. 2016.
PINTO, Álvaro Vieira. O conceito de tecnologia. Volume 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.
SANTOS, Santa Marli Pires dos (Org.) Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. Petrópolis: Vozes, 1997.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2018-01-29
Publicado 2018-06-01