Uso de recursos tecnológicos nos Telecentros: construindo práticas de formação continuada
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.225Palabras clave:
Telecentro. Recursos tecnológicos. Práticas formativas.Resumen
Este artigo é resultado parcial de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Nessa proposta, apresentamos uma investigação, de natureza exploratória, que tem como objetivo identificar os recursos tecnológicos utilizados nos Telecentros de Manaus e as dificuldades encontradas, visando contribuir para a mediação de práticas formativas dos servidores responsáveis por coordenar estes espaços. Numa perspectiva metodológica, contempla procedimentos de análise documental e a realização de um questionário que contou com a participação de 69 coordenadores. Os resultados identificam entre os recursos mais utilizados, o software Movie Maker, as pesquisas na internet e ferramentas do BrOffice, para a realização de projetos, oficinas e atividades socioeducativas. Entre as dificuldades destacam-se problemas com a infraestrutura e a resistência dos docentes quanto ao uso das ferramentas tecnológicas para o acesso à informação e conhecimentos complementares às atividades escolares.
Descargas
Métricas
Citas
BRASIL. Oficina Telecentros Comunitários: uma nova utopia de escola. Casa Brasil, 2010. Disponível em: <http://www.cbpf.br/~eduhq/html/publicacoes/manuais/OficinaTelecentrosComunitarios_ManualParticipante.pdf>. Acesso em: 05 out. 2016.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Gerência de Tecnologia Educacional: Relatório Anual 2014. Manaus, 2014.
______. Gerência de Tecnologia Educacional: Relatório Anual 2015. Manaus, 2015.
______. Gerência de Tecnologia Educacional: Relatório Anual 2016. Manaus, 2016.
DEMO, P. Formação permanente e tecnologias educacionais. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FERRARI, A. Digital Competence in Practice: An Analysis of Frameworks. Disponível em:<http://ftp.jrc.es/EURdoc/JRC68116.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2016.
GHEDIN, E. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 2009, Londrina. Anais... Londrina, EDUEL, 2009, p. 1 – 28.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
MANAUS. Portaria no 0894/2014-SEMED. Delimita atribuições e estabelece critérios e procedimentos na implantação dos Telecentros no âmbito das Escolas Municipais. Disponível em: <http://www.jusbrasil.com.br/diarios/84880774/dom-manaus-caderno1-12-12-2014-pg-8/pdfView. Acesso em: 15 dez. 2016.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista educacional, 2009. Disponível em: <http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>. Acesso em: 07 set. 2016.
PROENZA, F. J.; BASTIDAS-BUCH, R.; MONTERO, G. Telecentros para el desarrollo socioeconómico y rural en América Latina y el Caribe. Oportunidades de inversión y recomendaciones de diseño con especial referencia a CentroAmérica. Washington, D.C., 2001. Disponível em: <http://www.itu.int/ITU-D/ict/mexico04/doc/doc/10_Telecenters_s.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2017.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta obra está autorizada bajo una Licencia Internacional Creative Commons Attribution 4.0.
Esta licencia permite a otros compartir, copiar, redistribuir material en cualquier medio o formato, adaptar, remezclar, transformar y desarrollar el material en base a su trabajo, aunque sea comercialmente, dando el debido crédito y proporcionando un enlace a la licencia.
Los artículos publicados son propiedad y plena responsabilidad de sus autores, quienes podrán disponer de ellos para su posterior publicación, siempre incluida la edición original, y la Revista EDUCITEC no tiene responsabilidad legal alguna por su contenido.
Aceptado 2018-01-29
Publicado 2018-06-01