As pesquisas acerca do currículo no PPGE da UFSC: aproximações e demandas teórico-metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v4i07.286Palabras clave:
Currículo. Estado do conhecimento. Formação de professores.Resumen
O presente texto objetiva apresentar um recorte de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, que analisa e compara as investigações de mestrado e doutorado, especificamente as pesquisas realizadas no campo do currículo, na linha Ensino e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Optou-se pela abordagem mista, quantitativa e qualitativa dos dados, por meio da pesquisa bibliográfica e documental para proceder ao mapeamento das teses e dissertação, adotando-se a metodologia denominada análise de conteúdo e as categorias filosóficas políticas de currículo e diretrizes curriculares para a formação de professores. A produção acadêmica pesquisada, em nível de doutorado, contemplou o ano inicial de produção acadêmica, o recorte temporal de 2002 até o ano de 2016, e no nível de mestrado, o recorte temporal de 1988 até 2016. Dos trabalhos pesquisados, verificou-se que os estudos sobre o campo do currículo na linha Ensino e Formação de Educadores tiveram destaque principalmente a partir de 2013 e centram seu foco de estudo nas políticas de currículo, pois, das oito dissertações selecionadas, três dão destaque à temática da Educação Integral, uma para o currículo integrado, três para as políticas e diretrizes curriculares para a formação de professores e uma sobre política curricular na Educação Básica.
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Publicado 2018-06-01