Formação e prática didático-pedagógicas de professores dos cursos de Tecnologia em Radiologia
DOI:
https://doi.org/10.31417/educitec.v7.1370Palavras-chave:
Docente, Formação pedagógica, Curso superior de tecnologia, Didático-pedagógica, Processo ensino-aprendizagemResumo
O corpo docente dos cursos de Tecnologia em Radiologia é formado majoritariamente por Bacharéis e Tecnólogos, estes professores não têm em sua graduação, disciplinas voltadas à docência, portanto não são, profissionalmente, preparados para atuarem como professor na sua formação inicial. Dessa forma, é comum que dificuldades surjam no processo ensino-aprendizagem, especialmente no início da atividade docente. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as necessidades formativas para desenvolvimento de práticas didático-pedagógicas de professores dos cursos de Tecnologia em Radiologia, analisando e refletindo sobre o perfil destes docentes relacionando ao processo ensino-aprendizagem emergentes das suas práticas em sala de aula. Trata-se de uma revisão bibliográfica, onde procurou-se entender o perfil dos docentes dos cursos de Tecnologia em Radiologia e associar às suas práticas docentes e necessidades formativas. Foi realizado um estudo a partir de artigos publicados nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed no período 1998 a 2020 no idioma português, a partir da combinação dos descritores: Docente, Formação Inicial, Formação Pedagógica, Práticas Didático-pedagógicas, Processo Ensino-aprendizagem. Observou-se que o conhecimento pedagógico isoladamente não consegue tornar o processo ensino-aprendizado eficaz, uma vez que o domínio técnico e científico colabora ativamente com a construção das bases tecnológicas repassadas aos discentes. O professor do curso de Tecnologia em Radiologia precisará contemplar conhecimento científico, técnico, prático e pedagógico para aprimorar o desempenho em seu trabalho docente. É importante que o professor prossiga na formação continuada e faça um aprofundamento teórico-metodológico dos conhecimentos em sua formação profissional além da aquisição de conhecimentos pedagógicos.
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Accepted 2021-03-10
Published 2021-03-29